55
57 shares, 55 points

Hoje me questionaram sobre o nome do site não fazer jus ao seu conteúdo, e com isso fiquei pensando. O que é ser um Nerd Pride? Uma mídia com o nome de Nerd Pride, o que deve postar?

Eu sempre defendi que nerds são os “cdf’s” da escola e não moleques viciados em game ou hqs. Você pode ser o cara que passou mais tempo, em todo o mundo jogando World of Warcraft, mas ser um completo idiota em qualquer outro assunto do cotidiano. Isso é ser nerd?

Ter vários consoles, uma coleção de hqs, saber o nome de todos personagens das séries mais hypes do momento e não saber ao menos escrever o português de forma correta, NUNCA vai te fazer um nerd.

Antes de qualquer coisa, quando alguém se intitula nerd, eu espero que essa pessoa AME estudar, pesquisar profundamente algo, se dedicar ao máximo a sua teoria, pensar, criar, gerar conteúdo e não apenas ficar engolindo informações sem mastigá-las. E antes que comecem a citar gênios que iam mal na escola, saiba que eles mudaram o mundo de alguma forma, ao contrário de muitos “nerds” de hoje, que não gostam de estudar, não sabem escrever, não pesquisam nada além de pornografia, e não se dedica a nada além do seu vídeo game.

Sei que tudo isso foi devido a algumas críticas, eu sei receber críticas, mas quando as mesmas tem fundamentos. O início do site, a dois anos atrás, foi com o que EU acreditava ser um conteúdo nerd, postava matérias sobre astronomia, mecânica quântica (que sou fascinado), física, muitas coisas sobre ciência, cheguei a colocar algumas coisas de programação, e comecei também, a abranger outras coisas que gosto, como cinema, games e quadrinhos. Vi que essas últimas três áreas tinha uma participação maior dos leitores, e comecei  a me dedicar mais a elas. Eu amo gerar conteúdo, amo escrever, amo pesquisar, gosto de entreter as pessoas (virtualmente falando), e comecei a mudar um pouco o conteúdo para melhor se adaptar aos leitores, uma vez que eu gostaria de ter uma participação maior dos mesmo, o que não quer dizer que deixei de fazer minhas pesquisas. Mas ouve uma “engraçalização” da internet, e as pessoas começaram a ter ainda mais preguiça de ler, querendo consumir apenas imagens “engraçadalhas” com uma breve legenda, quase fui para esse lado, o que estaria indo contra meus princípios.

Agora eu desisti  de querer agradar a todos, tentei, tentei muito, mudei várias coisas, formato, layout, forma de comunicação e a linguagem. Tentei ser um pouco mais “descolado” do que formal, apenas para facilitar as coisas para vocês. Ai eu me pergunto: Se são nerds, por que iriam querer algo mais fácil? E com isso chego em uma conclusão. Não irei mais mudar o formato do site, não tentarei agradar mais ninguém, muito menos facilitar. Os textos ficarão maiores, sem tantas imagens, sem conteúdo ‘engraçaralho’, e com uma “pegada” mais séria. Não pretendo deixar de postar as coisas que gosto, aliás, acho que quando gostamos de algo, fazemos muito melhor.

Também gostaria de dizer que um óculos com armação grossa, e muitas vezes até sem lente, nunca vai fazê-lo um nerd, fotos fazendo a saudação vulcana, também não te faz nerd. Da mesma forma que ter um iphone com app’s que aplicam filtros em fotos, não fará de ninguém um fotógrafo. Jogar game, ler hq, ir ao cinema, também não faz nem de mim, nem te vocês, nerds. Não da pra imaginar alguém que reclama da extensão do texto, reclamar que o nome do site não faz jus ao conteúdo. Antes de mais nada, aqui é um site de entretenimento, aliás, não sei se posso rotulá-lo assim ou qual seria o título certo. O Nerd Pride é uma ferramente que eu uso para compartilhar com as pessoas aquilo que eu gosto. Acho bem legal informar as pessoas sobre o que está acontecendo nos seguimentos que eu mais gosto, mas também estudo muito, pesquiso demais, e nunca tive preguiça de ler qualquer coisa.

Infelizmente, ou não, a palavra ‘nerd’ virou moda (não que eu ligue pra isso), mas isso faz com que, hoje, nessa época que vivemos, muitas pessoas apreciem ter esse ‘título’, é um fator para conseguir namorada, para conseguir amigos, da mesma forma que o ’emo’ foi alguns anos atrás. Hoje ninguém gosta de ser chamado de emo, e antes, ninguém gostava de ser chamado de nerd.

Sei que está ficando deveras confuso, misturei duas ideias em um único texto, mas ainda assim acho que conseguem entender. Gostaria que vissem isso como uma mensagem positiva, um incentivo aos estudos. Eu acho importante você ler Guerra dos tronos, da mesma forma que acho importante você conhecer alguns clássicos da literatura. Claro que é bom você ser um exímio jogador em qualquer game, como também é fantástico você conhecer formulas matemáticas e as leis básicas da física. Se quiserem conteúdo nerd de verdade, posso deixar o site todo em alemão (sim, falo fluente) e escrever sobre linguagens de programação primitivas e/ou física, mas sei que isso não agradaria a quase nenhum dos meus atuais leitores.

A mensagem é mais ou menos essa, espero que absorvam da melhor forma possível e entendam que, se tenho categorias como cinema/quadrinhos/games… é para abranger o máximo de conteúdo possível, e não apenas os “hypes” dos “nerds de hoje”.

Ser nerd é muito além de visual, é ter atitude e conhecimento. Envolve o seu comportamento e não apenas seus hábitos e vícios. E por favor, estudem!


Gostou desse artigo? Compartilhe com seus amigos!

55
57 shares, 55 points
Rafa Gnomo

Legend

Meu nome é Rafael Mendes, tenho 31 anos, sou jornalista por formação e fotógrafo publicitário por profissão. Desde a minha infância sou apaixonado por tecnlogia, vídeo games e livros e foram esses três hobbies que moldaram a minha personalidade. Hoje tenho uma filha de 4 anos que virou personagem importante em minha vida e no site Nerd Pride, fazendo parte de diversos conteúdos que publico na categoria "Padawan".
Escolha um estilo de post
Post padrão
Postagem padrão, com formatação de textos e imagens
Lista
Listas clássicas da internet
Vídeo
Youtube, Vimeo ou Embeds do Vine
Imagem
Fotos e imagens
Gif
GIFS
Quiz
Série de perguntas com respostas certas e erradas que pretende verificar o conhecimento
Votação
Votar para tomar decisões ou determinar opiniões
Lista aberta
Envie seus próprios ítens e vote nos melhores envios
Listas por ranking
Clique acima ou abaixo para votar nas melhores listas
Meme
Faça upload de seus imagens e crie memes próprios