67
89 shares, 67 points
Só de mencionar a palavra tubarão, já interligamos ao filme homônimo que Steven Spielberg dirigiu com o roteiro do próprio autor Peter Benchley e Carl Gottleib. Pra quem não sabe Tubarão foi o primeiro blockbuster hollywoodiano, pois antes de aterrorizar nas telas, ele já havia assustado nos livros. Se você já sabia disso, ótimo, se não sabia, bem a DarkSide Books dá uma forcinha. Ela colocou nas prateleiras o livro que deu origem ao filme.

33 (1)

Diferente do filme (como todo filme que é baseado em livros, esse não foge a regra do “não está como no livro”), o grande Tubarão-Branco não é tão explorado assim como vemos no filme, mas ele nos é apresentado de maneira sutil logo na primeira página.
“O gigantesco peixe movia-se em silêncio pelas águas da noite, empurrado pelos toques curtos de sua cauda em formato de meia-lua.”
2015-08-16 09.21.04 1
Se não fosse pelo título alguém poderia pensar que era uma baleia. Talvez, se baleia fosse considerada um peixe. Enfim o grande predador e “vilão” foi nos apresentado de maneira sutil e natural, mas diferentemente do filme, o livro não tem o Tubarão como o único vilão da história, pelo contrario, no livro nós somos convidados a conhecer a rotina da pequena cidade de Amity e o que a aparição do Tubarão nas águas da cidade veio acarretar. Amity é uma cidade que depende do turismo durante o período de verão. Os veranistas são os movedores da economia local, sem isso a cidade pode ir à ruína. Além de abordar o drama familiar do chefe de policia Martin Brody e de sua esposa Ellen Brody, o que na minha humilde opinião foi meio que desnecessário.
Todo o drama começa com o misterioso desaparecimento da jovem Chrissie Watkins, que sai para nadar no meio da noite e não mais retorna. Já dá pra imaginar por que ela não voltou. A policia é chamada, pois pode ter sido um afogamento,mais quando os restos mortais da pobre Watkins são encontrados num estado deplorável vem logo a suspeita de que um tubarão foi o causador da morte. E é neste ponto que surge a dificuldade do chefe Brody. O chefe encontra-se dividido e pressionado entre fechar a praia e manter a salvo tanto os habitantes como os veranistas e matar a economia da cidade ou manter a praia aberta, por conta de ser um caso atípico e o peixe talvez nem esteja mais por perto.

2015-08-16 10.09.34 1 - Cópia

E nesta dúvida de fazer o que é certo e fazer o que o prefeito e sócios acham certo é que vai complicar tudo. É meio obvio que Larry Vaughan, prefeito de Amity conseguiu driblar o chefe Brody. No livro temos ainda Matt Hooper um especialista em vida marinha que pode ajudar a prever os próximos ataques. Será? Já que o peixe em si é um ser pouco conhecido pelo homem.
O que para infelicidade de todos ocorre é que o peixe decide ficar por mais um tempo. Além disso, o livro também conta com críticas ferrenhas sobre o modo de vida dos veranistas que frequentam Amity. A diferença econômica é gritante e também vemos o ponto de vista dos moradores, mas precisamente do chefe Brody, que cresceu tendo que conviver com os veranistas.
“Cresceram destinados ao privilégio por conta de uma certeza genética. Da mesma forma que seus olhos eram azuis ou castanhos, seus gostos e consciências eram determinados por outras gerações”.
“Mas não se deve dizer que fossem idiotas ou maus… Eles estavam sendo educados em escolas que ensinavam exposição aos sentimentos de grupos minoritários, filosofias revolucionárias, hipóteses ecológicas, táticas de poder político, drogas e sexo. Intelectualmente,eles sabiam bastante. Praticamente,escolheram saber quase nada…Nada os tocava – Nem conflitos raciais…”

2015-08-16 10.09.30 1 - Cópia

Tanto que o livro foi considerado por Fidel Castro uma metáfora maravilhosa sobre a corrupção do capitalismo. Outros consideraram uma alegoria ao caso de Watergate. Pra quem não sabe O caso Watergate foi o escândalo político ocorrido na década de 1970 nos Estados Unidos que, ao vir à tona, acabou por culminar com a renúncia do presidente americano Richard Nixon eleito pelo Partido Republicano.
Depois de ler Tubarão eu perdi a visão que tinha do filme. No filme só conhecemos a natureza predatória do peixe e muito pouco sobre o cotidiano daquela cidade. Quando vi a sinopse do livro, li a introdução do autor Peter Benchley, onde ele menciona que terá romance e máfia eu achei duvidoso. Eu meio que fiquei impressionada com a história, pois no filme foi tirado todo esse drama.

22 (1)

A Darkside Books mais uma vez caprichou nas duas versões publicadas. Seja ela capa dura, seja ela em brochura. E também nos deu uma ótima tradução, já tive experiências nada satisfatórias com tradutores, mas Carla Madeira traduziu muito bem a obra sem fazer uso de gírias do cotidiano. E claro a oportunidade e o prazer de conhecer a outra parte escondida de Tubarão o predador implacável.
Peter Benchley era um apaixonado por tubarões desde criança e ficou mundialmente conhecido por ter publicado Tubarão em 1974, que é considerado um dos maiores fenômenos literários de todos os tempos. O escritor morreu aos 65 anos, em 11 de Fevereiro de 2006, vítima de fibrose idiopática pulmonar. Além do best-seller Tubarão, Benchley escreveu outras novelas como Do fundo do mar, A ilha, entre outros. Foi membro da ONG de defesa da vida marinha SeaWeb.

2015-08-16 10.09.33 1 - Cópia

Ficha Técnica

Título original: Jaws
Autor: Peter Benchley
Tradução: Carla Madeira
Gênero: Ficção, fantasia
Editora: Darkside
Ano: 2015
Páginas: 280
Tamanho: 14×21 cm
ISBN: 978-85-66636-36-9 (capa dura)
ISBN: 978-85-66636-37-6 (brochura)

 


Gostou desse artigo? Compartilhe com seus amigos!

67
89 shares, 67 points
Jordana Martins

Legend

Escolha um estilo de post
Post padrão
Postagem padrão, com formatação de textos e imagens
Lista
Listas clássicas da internet
Vídeo
Youtube, Vimeo ou Embeds do Vine
Imagem
Fotos e imagens
Gif
GIFS
Quiz
Série de perguntas com respostas certas e erradas que pretende verificar o conhecimento
Votação
Votar para tomar decisões ou determinar opiniões
Lista aberta
Envie seus próprios ítens e vote nos melhores envios
Listas por ranking
Clique acima ou abaixo para votar nas melhores listas
Meme
Faça upload de seus imagens e crie memes próprios