Pra falar de trilha sonoras de games, eu resolvi escolher três trilhas épicas e falar sobre elas. Vale lembrar que elas evoluíram junto aos vídeos games são parte importante destes. Há quem diga que em certos games perde metade da habilidade sem as músicas. O certo é que hoje e sempre uma boa trilha sonora faz toda a diferença nos jogos, pra ambientar-se nas sagas, assim como nos filmes. Então vamos lá?
The Legend of Zelda
Usando processamento midi avançado no Nintendo 64 criaram-se temas fortes desde o primeiro game e vem verberando desde então, mudando nuances, mas mantendo o espírito. Kōji Kondō é o responsável pela trilha sonora.
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=KqYTxSZy2h8[/youtube]
Final Fantasy
Tem uma trilha sonora que marca e de grande sucesso entre os gamers. Foi a primeira trilha a ser passada do formato MIDI pra uma trilha orquestrada (Final Fantasy 5). Os temas ganharam novos climas e novos arranjos a cada jogo, mas mantendo a ideias das primeiras músicas. Não é atoa que quando se fala em trilha sonora de game o primeiro nome que vem a cabeça e Final Fantasy ou Nobuo Uematsu, o responsável pelas músicas da franquia.
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=aK8TNeKUcOM[/youtube]
Chrono Trigger
Sem dúvida umas das trilhas mais icônicas, teve até mesmo CDs lançados com as músicas em 1995 e 1999. Suas músicas foram compostas por Yasunori Mitsuda principalmente, mas também por Nobuo Uematsu (FF) e Noriko Matsueda.
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=7gZRU7N05R8[/youtube]
Eu poderia fazer um post enorme só falando de trilha de jogos, principalmente dos jogos musicais como Guitar Hero e Rock Band, mas citar 3 que fizeram história já serve para ilustra como com 8 bits ou som digital, elas são parte importante de um bom jogo.