102
102 shares, 102 points

Imagine a seguinte situação: você está com seus amigos numa vigem de fim de ano na praia. De repente, chove e você não tem mais nada – absolutamente nada para fazer. De toda forma, você vai até o armário da cozinha, abre a porta e vê um saco de feijão. Na mesa de plástico, um baralho: pronto, vocês já tem uma diversão até o final do dia. Com a literatura é a mesma coisa: da mesma forma que o poker serve como coringa – ironicamente falando – num dia chuvoso, há diversas séries que utilizam o jogo como “instrumento” de construção de enredo. Motivos para isso não faltam.

O primeiro deles é que o poker é jogado, na grande maioria dos casos, entre amigos. Com efeito, ele acaba sendo um grande instrumento para revelar algo a mais entre as amizades. Como o brocardo diz, uma cena num filme ou uma frase num livro tem de revelar mais sobre o personagem ou avançar a história. Muitas vezes uma partida de poker faz as duas coisas. Isso acontece porque ela tem em si algo importante: o blefe, a mentira e o uso do intelecto.

Sendo assim, não é de se espantar que muitas séries utilizem o esporte para revelar mais de seus personagens. Algumas são animações (caso de Os Simpsons), outras são dramas (caso de Breaking Bad) e há também as comédias (como How i Met Your Mother). A primeira coisa que a gente repara é que não importa o gênero: ele pode ser utilizado como recurso de enredo em muitas ocasiões, seja para rir ou para chorar. Sem mais delongas, portanto, vamos ver esses três exemplos nessas três séries de sucesso.

 Os Simpsons – Episódio Gone Abie Gone, EP04-SE24

Como todo episódio de Os Simpsons, algo que é normal acaba virando de cabeça para baixo a vida das protagonistas. Também como em todo episódio da animação, há duas histórias paralelas. A do título e outra – de modo que toda a família seja aproveitada, salvo episódios centrados em Homer, os quais geralmente dialogam com as outras personagens de Springfield.

Neste, a história paralela começa quando um caixa de um restaurante, estressado por seu trabalho, acidentalmente lança Onion Rings fervendo na cara de Homer. Após o incidente, ele ganha uma indenização de 5 mil dólares e coloca o dinheiro num site de poker para a poupança de Lisa. Bart, que não tem nem segue regras, acaba começando a jogar com esse dinheiro. Lisa fica brava com ele e impede que ele jogue com sua poupança para ir à faculdade. Até que ela acaba ficando interessada no jogo. De fato o realismo nesse ponto é interessante: existem diversas maneiras de aprender a jogar, como alguns sites que oferecem poker online gratis e muitos livros sobre o assunto. Lisa acaba aprendendo de uma terceira maneira, com vídeos feitos pela atriz – e hoje jogadora profissional – Jennifer Tilly. E acaba ganhando 400 mil dólares. Como o episódio acaba a gente não vai te contar, obviamente, tem que ver.

 

Lisa torna-se uma prolífica jogadora de poker em Gone Abie Gone
Lisa torna-se uma prolífica jogadora de poker em Gone Abie Gone

Como se sabe, Lisa é uma das mais inteligentes personagens da TV – mesmo aos oito anos de idade. O Poker é um esporte mental, dado que não se requer (embora seja interessante um bom preparo físico) habilidades físicas para jogá-lo. O objetivo dos escritores – evidenciado pelos lucros de Lisa – é demonstrar como através de um simples estudo seu intelecto é capaz de jogar um esporte altamente competitivo e que exige muito da mente.

Breaking Bad – Episódio Crazy hand Full of Nothin´, EP06-SE01

O professor de química Walter White era reputado por sua família, alunos e amigos como o típico nerd certinho. Não mente, não elabora planos malignos nem nada do gênero. Até que, por conta de um câncer, é “forçado” a vender drogas para pagar seu tratamento.

Sim, Walter White também sabe mentir. E blefar bem num jogo de poker
Sim, Walter White também sabe mentir. E blefar bem num jogo de poker

Este é um episódio paradigmático da primeira temporada – começamos aqui a ver a transformação de Walter. Nele, a cunhada e o cunhado de Walter (que é um agente do Departamento de Narcóticos) e sua esposa jogam uma partida de poker ao final. Walter aposta alto e Hank acha que ele não está blefando bem – porque ele é um cara certinho que não mente. Ocorre que muitas transformações estão acontecendo na vida do protagonista àquela altura da temporada – e ele está blefando exatamente como Hank achava que não estava. Mal sabia ele que o blefe se estendia para a vida “profissional” de Walter. O poker aqui é utilizado como instrumento para revelar a transformação (ou revelação, de acordo com alguns) do caráter de Walter. Bastante inteligente, não acham?

How I Met Your Mother – Episódio The Poker Game, EP05-SE09

Se você ainda não assistiu a última temporada da série, tome cuidado porque haverá spoilers à frente.

The Broken Code
Ted, seu alfaiate, o vilão de Karatê Kid (seu ídolo), Ted e o motorista juntam-se para uma partida antes do casamento de Barney Stinson (com direito ao amigo Marshall via Skype)

Na fraca nona temporada de How I Met Your Mother, dois aspectos do poker são usados como recursos de enredo. O primeiro deles é o jogo como uma reunião de amigos às vésperas do casamento de Barney Stinson. Alguns conflitos entre ele e Ted acabam ficando mais latentes na mesa, com Barney dando um gelo no amigo. Além disso, o elemento das “apostas” também é utilizado. Sogra e noiva – que não se davam vem até então – duelam no jogo e a sogra se dá mal, perdendo sua blusa favorita. O episódio em si é bem fraco e não acrescenta muito em termos de enredo na temporada. No final das contas serve apenas para justificar uma aproximação de Robin com Loretta, a mãe de Barney.

Seja como for – e exemplos não faltam, como em Friends e outras séries – o poker é algo que faz parte de nossa sociedade e é um dos jogos carteados preferidos das pessoas. O que o xadrez teve de popularidade talvez o poker tenha com o advento da internet e das transmissões na TV – tal qual seu irmão de tabuleiro teve com os clássicos duelos de Kasparov contra os computadores da IBM.


Gostou desse artigo? Compartilhe com seus amigos!

102
102 shares, 102 points
Rafa Gnomo

Legend

Meu nome é Rafael Mendes, tenho 31 anos, sou jornalista por formação e fotógrafo publicitário por profissão. Desde a minha infância sou apaixonado por tecnlogia, vídeo games e livros e foram esses três hobbies que moldaram a minha personalidade. Hoje tenho uma filha de 4 anos que virou personagem importante em minha vida e no site Nerd Pride, fazendo parte de diversos conteúdos que publico na categoria "Padawan".
Escolha um estilo de post
Post padrão
Postagem padrão, com formatação de textos e imagens
Lista
Listas clássicas da internet
Vídeo
Youtube, Vimeo ou Embeds do Vine
Imagem
Fotos e imagens
Gif
GIFS
Quiz
Série de perguntas com respostas certas e erradas que pretende verificar o conhecimento
Votação
Votar para tomar decisões ou determinar opiniões
Lista aberta
Envie seus próprios ítens e vote nos melhores envios
Listas por ranking
Clique acima ou abaixo para votar nas melhores listas
Meme
Faça upload de seus imagens e crie memes próprios