93
103 shares, 93 points

Deste seu último lançamento, “Era Vulgaris” em 2007 os integrantes do Queens Of the Stone Age estiveram muito ocupados.

Cada integrante criou seu próprio projeto paralelo: Sweethead, The Gutter Twins,  The Dead Weather , Mini Mansions e Them Crooked Vultures, para citar alguns projetos, podem procurar que todos são ótimos.

Josh Homme não  esteve muito bem nos últimos anos, passou por uma cirurgia crítica e segundo ele, no hospital, acabou tendo uma “experiência de quase-morte”. Mais tarde depois de meses em recuperação, esta situação levaria á criação da maior e mais elaborada obra que esta banda já lançou. Like Clockwork.

qotsa2013

Os temas abordados no álbum passam friamente entre as faixas, com descrições mórbidas sobre a vida, sexo, drogas e morte.

Desta maneira, Josh estabeleceu um ambiente quase gótico para este novo álbum. Aos meus ouvidos, as faixas melódicas e obscuras, mas com potentes riffs e boa estrutura musical, deixam o ouvinte apegado com as passagens nas  letras e o ‘groove’da banda.

Na abertura do álbum, a faixa inicial é “Keep Your Eyes Peeled”, é uma faixa bem lenta, com uma ambientação bem pesada. Já nesta faixa eu já percebi que não estou escutando a mesma banda de 6 anos atrás.

“I Sat by the Ocean” tem sem dúvida, o riff de slide-guitar mais hipnótico que eu já ouvi.

http://www.youtube.com/watch?v=PZ7ihD2Z0mg

“The Vampyre Of Time And Memory” deixa Joshua explorar um lado mais melódico em sua composições, ótima combinação com o piano e vocais.

“If I had a Tail”  é uma faixa completamente cheia de groove, uma linha de baixo muito bem aplicada. Tudo de se une em criar uma vibe bem no estilo que o QOTSA gosta. “My god is the Sun” é o single deste album e o melhor exemplo de como o Queens evoluiu seu som , mas não deixou o simples rock-alternativo no esquecimento.

Kalopsia” é uma faixa estranha, mas gostei mesmo assim. È uma mescla de dream-rock com um refrão de peso, e Trent Reznor dando uma palhinha.

Fairweather Friends tem nada mais nada menos que SIR Elthon John, Trent Reznor, Nick Oliveri e Mark Lanegan. É uma faixa que une combinações belíssimas dos vocais de Josh, um peso extra no baixo vindo de Nick , extra vocais com Trent e a base de tudo comandada  pelo mestre Elthon. A única  união  deste álbum que eu achei que seria um desastre, ficou uma das melhores   faixas.

“Smooth Sailing” é um espetáculo dançante estilo “era vulgaris”. Nada mais á dizer, apenas a incrível habilidade da banda de criar um ritmo tão distinto de tudo do álbum, e agradar facilmente.

“I Appear Missing” é uma faixa mais densa,  cheia de pequenas,  mas fortes referencias ao sofrimento de Joshua enquanto estava no hospital. Com direito á um solo de Dave  Grohl e uma completa mudança do tempo na música  deixam tudo com um ar de encerramento,  mas a útilma faixa do álbum  “…Like Clockwork” apresenta a ideia por trás do título, de um jeito clássico, quase indescritível aos ouvidos de um fã de QOTSA como eu, como o álbum diz: “tudo recomeça, como um relógio. Infinito.”

Eu sempre penso que quando uma banda passa por um “hiato” eles nem sempre voltam tão bons ao quanto eram, não é o caso do QOTSA. É o mesmo estilo que todo mundo gosta de chamar de “stoner-rock”, é o mesmo vocalista, baixista, guitarrista e tecladista. Mas de algum jeito, tudo mudou.

O baixo está mais forte, as guitarras com uma pegada com muito mais distorção, o vocal mais bem trabalhado, letras mais  pesadas e com mais sentimento e outro fato bem legal neste álbum: o baterista mudou, Dave Grohl gravou 8 das 10 faixas do álbum e John Theodore(ex-Mars Volta) lidera a turnê . O ex-baterista Joey Castillo saiu no  meio das gravações para trabalhar em projetos pessoais.

Por último, a campanha de pré-lançamento do álbum trouxe 5 vídeos que se completam e criam o ‘efeito relógio’,  que o álbum carrega no título. Assistam essa playlist que terão uma melhor ideia geral do álbum.

“If life is but a dream, then Wake me up.”    


Gostou desse artigo? Compartilhe com seus amigos!

93
103 shares, 93 points
Escolha um estilo de post
Post padrão
Postagem padrão, com formatação de textos e imagens
Lista
Listas clássicas da internet
Vídeo
Youtube, Vimeo ou Embeds do Vine
Imagem
Fotos e imagens
Gif
GIFS
Quiz
Série de perguntas com respostas certas e erradas que pretende verificar o conhecimento
Votação
Votar para tomar decisões ou determinar opiniões
Lista aberta
Envie seus próprios ítens e vote nos melhores envios
Listas por ranking
Clique acima ou abaixo para votar nas melhores listas
Meme
Faça upload de seus imagens e crie memes próprios