135
173 shares, 135 points

The-Imitation-Game-poster

Infelizmente poucas pessoas conhecem a história do gênio Alan Turing, um dos pais da matemática e da computação moderna. Seus conhecimentos em ambos e na lógica, o tornaram uma das figuras mais importantes do mundo, um dos responsáveis pelo final antecipado da segunda guerra, impedindo assim a morte de milhares de inocentes.

No entanto, nem mesmo esta genialidade foi capaz de impedir seu fim trágico. É o que demonstra com sucesso o filme O Jogo da Imitação (The Imitation Game, Inglaterra, 2014), que estreia no Brasil com bastante atraso, no dia 05 de Fevereiro, depois de arrebanhar prêmios em diversos países e ser um dos favoritos ao Oscar 2015.

O filme é uma adaptação do livro O Enigma, de Andrew Hodges, e é focado na corrida contra o tempo que o projeto Ultra enfrentava. O objetivo era quebrar a criptografia das mensagens enviadas pelos nazistas e anteceder suas ações, alcançando um fator surpresa e derrotando o inimigo com mais rapidez.

A metodologia de Turing foi capaz de realizar este feito – que precisava ser camuflado, para que os amigos de Hitler não desconfiassem e continuassem a utilizar o mesmo código – e o matemático tornou-se uma grande personalidade. Não se sabe se ela foi utilizada por Andre Marques e Mega da Virada, mas hoje em dia muitos utilizam seus estudos nas mais diversas atividades, até mesmo em computadores caseiros.

Benedict Cumberbatch as Turing

Mas havia um fato que o consumia por precisar esconder de todos: sua homossexualidade. Proibida legalmente na Inglaterra, o herói precisou ser submetido à castração química involuntária, o que destruiu sua mente e o levou ao suicídio. Apenas em 2013, o governo de Sua Majestade “perdoou” Turing por sua condição…

Disputado por diversos estúdios, acabou sendo realizado pela Warner, com roteiro de Graham Moore (10 coisas que odeio em você). É dirigido pelo estreante em Hollywood, Morten Tyldum (Headhunters) e interpretado pelo britãnico Bennedict Cumberbatch, o favorito ao Oscar, pela excelência no papel. Quem curte matemática e história vai gostar muito.

Veja o trailer:

Texto de Patricia Moura.

Essa postagem foi enviada por uma leitora pelo e-mail: contato@nerdpride.com.br

Gosta de escrever? Então seja um colaborador do Nerd Pride!


Gostou desse artigo? Compartilhe com seus amigos!

135
173 shares, 135 points
Escolha um estilo de post
Post padrão
Postagem padrão, com formatação de textos e imagens
Lista
Listas clássicas da internet
Vídeo
Youtube, Vimeo ou Embeds do Vine
Imagem
Fotos e imagens
Gif
GIFS
Quiz
Série de perguntas com respostas certas e erradas que pretende verificar o conhecimento
Votação
Votar para tomar decisões ou determinar opiniões
Lista aberta
Envie seus próprios ítens e vote nos melhores envios
Listas por ranking
Clique acima ou abaixo para votar nas melhores listas
Meme
Faça upload de seus imagens e crie memes próprios