76
84 shares, 76 points

Na contramão das listas dos melhores livros de 2014, pretendo fazer desta na verdade, a lista das melhores leituras de 2014.

Independente do ano de lançamento do livro. O intuito é apenas elencar as melhores leituras que tive esse ano, apontando porque o livro foi especial, sem fazer distinção de gênero, quantidade de páginas, editora, capa…

Era para ser um Top 10, mas acabou sendo mais que isso. Bom, de qualquer forma, vamos aos livros então!

crash

Crash – Uma breve história da economia – da Grécia Antiga ao século XXI

Nunca imaginei que fosse ficar tão fascinado pela leitura de um livro sobre Economia. E olhe que trabalho com Exatas! Não é sobre cálculos ou formulas, mas na verdade sobre a história da Economia. De uma forma clara, divertida e muito instrutiva, o redator-chefe da revista Superinteressante, Alexandre Versignassi, explica e conta conceitos e curiosidades sobre a máquina da Economia. Nunca entendeu sobre inflação, dívida externa, taxa selic, alta e baixa do dólar? Você vai aprender isso e muitas outras coisas, sem perceber lendo esse livro. Um dos favoritos da vida.

memoria

Em Busca da Memória – Leia a resenha!

Parte biografia, parte literatura cientifica, o austríaco Eric Kandel detalha sua vida, desde a infância na época da Segunda Guerra até sua vida adulta, como cientista de renome. Vencedor do Premio Nobel por resultados ligados à memória, Kandel fez desse livro um relato apaixonado e autêntico pela Ciência. Existe um documentário sobre a pesquisa/livro que o levou ao Nobel. Vale a pena conferir.

will

Will Eisner: Um Sonhador Nos Quadrinhos – Leia a resenha!

Em uma edição belíssima, a Biblioteca Azul, selo da Globo Livros publicou em 2013, a biografia de um dos maiores nomes da nona arte, Will Eisner. Com uma tradução precisa de Érico Assis e trabalho gráfico do Laboratório Secreto, esses detalhes complementaram todo o conteúdo da obra. Eisner é sinônimo de qualidade e excelência no mundo dos quadrinhos. Sua infância difícil, os primeiros empregos e o reconhecimento como o grande artista que foi, estão plenamente detalhados na biografia. Anedotas e curiosidades sobre o mundo dos quadrinhos também estão presentes. Durante a leitura foi curioso descobrir o que tem de pessoal nas principais obras de Eisner. Raros são os casos em que isso acontece, mas a edição brasileira de ‘Will Eisner: Um Sonhador Nos Quadrinhos’, superou a gringa.

a_cabeca_do_santo

A Cabeça do Santo

Em A Cabeça do Santo, conhecemos Samuel, um rapaz que logo após sua mãe morrer, lhe pede um último pedido: Samuel deve conhecer seu pai no interior do Ceará. Muito humilde, no caminho em busca de abrigo ele encontra uma gruta para passar a noite. Sem saber, Samuel dormiu dentro da cabeça de um santo, de uma estátua que traz uma história curiosa e fatídica para aquela cidade. Após isso, ele começa a ouvir as preces e orações das mulheres da cidade pedindo intercessão. Original, divertido e bastante regional. 176 páginas que você só lamenta por acabar tão rápido.

capa-menina-submersa

A Menina Submersa: Memórias – Leia a resenha!

A maior aposta da editora DarkSide Books em 2014, sem dúvida alguma foi ‘A Menina Submersa’. Por quê aposta? Por que ninguém sabia quem era Caitlín R. Kiernan, as informações iniciais sobre o livro pouco detalhavam sobre o conteúdo da obra, no máximo, tínhamos uma indicação direta de Neil Gaiman, comentando sobre a escrita da Caitlín. Para mim, justamente esta indicação já bastou.

A Menina Submersa é um dos livros mais originais e complexos que já li. A trama trabalha como funciona a mente conturba (e esquizofrênica) de India Morgan Phelps, a Imp. Caitlín escreveu o romance, como se estivéssemos em um labirinto. Acompanhando os relatos (as memórias) de Imp, uma garota lésbica que afirma que há uma maldição na sua família. Não sabemos se tudo que ela diz é real. Misto de realidade e fantasia dark, o título ainda traz lendas, histórias e mitos ao redor do mundo.

origens_do_sexo_CAPA_lombada34mm.pdf

As Origens do Sexo – Leia a Resenha

Como o título já diz é sobre sexo. Mas não necessariamente sobre o ato em si, mas sobre a história do sexo, mais precisamente, sobre uma parte da história entre a Idade Média e o fim do século XVIII. Faramerz Dabhoiala escreveu um livro interessantíssimo sob essa perspectiva. Sobre como era interpretado o sexo nesse período. Apontada pelo autor como sendo a primeira revolução sexual, esse período trouxe inúmeros acontecimentos (lamentáveis e alguns) necessários para o que hoje entendemos como sexo. Praticamente tudo era proibido e qualquer transgressão era punida com violência, quando não até com a morte. Muito mais do que sinônimo de prazer e satisfação, o livro constrói um mosaico de como o sexo foi mudando durante a História.

OQueOCerebroTemParaContar

O Que o Cérebro Tem Para Contar – Leia a resenha!

O cientista indiano de nome complicado, V.S. Ramachandran escreveu um livro muito interessante. O que o cérebro tem para contar é um apanhado de relatos e descrições de como o cérebro é uma máquina incrível. Pessoas que nasceram ou por acidente, desenvolveram algum tipo de mau funcionamento cerebral são esmiuçados no livro com riqueza de detalhes. Diferente da grande maioria dos livros de cunho cientifico, esse pouco insere especificações técnicas da área, o que para a grande maioria (de nós, leitores leigos) os deixam chatos e cansativos. Porém esse título é rico em descrições claras e objetivas. Um passeio impresso sobre as funcionalidades e particularidades do cérebro.

Um livro sobre neurociência de fácil compreensão. Lembro que quando estava lendo, saía comentando com os mais próximos sobre determinado aspecto ou situação relatada no livro. Se você gosta desse tipo de leitura, indico tranquilamente.

irmaos

Dois Irmãos

Esse foi a maior ‘descoberta’ literária que tive nesse ano. ‘Dois Irmãos’ já nasceu clássico. Publicado em 2000, a história gira em torno dos gêmeos Yaqub e Omar e da família de ambos, (de origem libanesa) que vivem em Manaus. Com uma prosa fascinante, Milton Hatoum tece um drama familiar, permeado de fatos históricos, onde o conflito entre os gêmeos é apenas um pano de fundo para apresentar a fraca estrutura familiar deles. Uma mãe que prefere um dos filhos, um pai condescendente, uma disputa amorosa entre os dois, a iminência da ditadura, é quase nada perto da riqueza de detalhes e construção de personagens presente no livro. Surpreendente. Complexo. Forte. Daqueles tipos de livros que ao terminar, você se pergunta: Por que não li antes?

Para minha felicidade, foi confirmada uma minissérie baseada no livro pela Rede Globo e uma HQ, com arte dos irmãos Fábio Moon e Gabriel Bá, autores da premiada graphic novel Daytripper.

guia Guia Politicamente Incorreto da História do Mundo

Atualmente, saiu mais um Guia Politicamente Incorreto, dessa vez sobre o Futebol. Comprei, porém não li.

Como a mesma proposta de quebrar paradigmas de grandes figuras ou de acontecimentos da História, este com a temática mundial pra mim foi o melhor, até o momento. A lista de personalidades desconstruídas nesse volume é longa, mas alguns são interessantes apontar. Por exemplo, Madre Teresa de Calcutá e Gandhi, não foram perfeitos exemplos de vida, como faz parte do entendimento comum. Hitler é detalhado como socialista!? A bomba de Hiroshima salvou milhares de japoneses? Questionador e elucidativo.

o-imperador-de-todos-os-males-mukherjee-siddhartha-1-638O Imperador de Todos os Males

Essa foi uma indicação que vi na revista Superinteressante desde 2012, e somente agora, tive oportunidade de conhecer esse livro com mais detalhes. O Imperador de todos os males é uma biografia sobre o câncer. Sobre como o mal do século XXI teve sua história. Sobre como ele era visto nos primeiros séculos da medicina. Um livro impressionante e forte em relatar os percalços de pessoas acometidas por algum tipo dessa doença e também muito sensível ao dar voz a essas pessoas. Leitura de caráter cientifico, mas praticamente o leitor não percebe, tamanha a habilidade e formato que o autor (e cientista) Siddhartha Mukherjee propôs no livro. Uma leitura necessária para todos aqueles que já tiveram curiosidade sobre como, porque e “quem” é o câncer! O livro foi vencedor do Pulitzer de 2011!

peixe Peixe Grande – Uma Fábula de Amor Entre Pai e Filho

Esse livro era um desejo antigo. Desde de quando descobri que o excelente filme de Tim Burton, ‘Peixe Grande e Suas Histórias Maravilhosas’ era uma adaptação de um romance, ficou a obrigação de conhecer essa história no original. Se você já assistiu ao filme, já conhece, se não, a história do livro/filme é sobre um drama de um pai, um contador de histórias nato e um filho, o único descrente dos causos do pai. Um enredo belo e lúdico. A fantasia do texto apenas complementa a narrativa. O filme muito se assemelha ao original. Mas o autor Daniel Wallace, escreveu uma alegoria sobre a construção e a relação de amor e respeito entre pai e filho.

UmPrecoMuitoAlto Um Preço Muito Alto – Leia a resenha!

A proposta desse livro me chamou atenção imediatamente. É misto de autobiografia do neurocientista, Carl Hart, o primeiro cientista afro-americano da Universidade de Columbia e um relato autêntico sobre as drogas sob a ótica da neurociência. Durante a leitura, Carl vai permeando a narrativa com um panorama que objetiva desconstruir a visão que o senso comum possui sobre as drogas. Além de detalhar as inúmeras diferenças entre um usuário e um viciado em entorpecentes. Um livro sincero, realista e audacioso, que ainda trata sobre desigualdade, pobreza e preconceito.

mente Como criar uma Mente – Leia a resenha!

Escrito pelo diretor de engenharia do Google, Ray Kurzweil, Como criar uma mente foi uma leitura bastante curiosa. Ray crava o ano de 2029, como a data em que as máquinas (a inteligência artificial) superará a humana, isso sem falar que a maior proposta do titulo é detalhar as principais curiosidades e especificações de um cérebro artificial. E como coisas até então tão banais, como a ironia e a empatia, por exemplo, ainda são um dos grandes desafios nessa engenharia reversa da maior máquina da natureza.

ARTE_a_matematica_nos_tribunais.indd

A Matemática dos Tribunais – Leia a Resenha

Através da leitura de ‘Em Busca do Infinito’, um livro bacana que trata sobre a história da Matemática, me veio à indicação para A Matemática dos Tribunais. Com uma proposta original de elencar como a Matemática está ligada ao Direito e vice-versa, mãe e filha detalham em quase 300 páginas, 10 casos onde a matemática, cálculos estatísticos e probabilidades foram essências para salvar ou condenar alguém. As histórias são fascinantes. Dramas de tribunais, homicídios, pirâmides financeiras, e tantas outras situações estão descritas no livro. Esse livro entrou fácil para esta lista.

E se - Cópia (2)  E se? – Leia a resenha!

Foi um dos últimos que li nesse ano. Divertido, inteligente e muito cativante. Randall Munroe já foi funcionário da NASA, também é físico e mantém um blog que há anos brinca com o atual e a ciência em pequenas tirinhas. Em 2012, ele criou uma seção chamada E se?, um espaço onde ele começava a responder sob a perspectiva da ciência as perguntas mais absurdas e estranhas possíveis.

O resultado de tamanho sucesso e da quantidade de perguntas que ele recebeu durante esse período é o livro E se? – Respostas científicas para perguntas absurdas. Você termina o livro, querendo o volume 2, 3. 4…

Já escrevi isso em alguma resenha publicada aqui no Nerd Pride, não há livros velhos, só não era o momento certo daquele livro chegar até você. Muitos dos livros listados aqui possuem um, dois, seis ou até quatorze anos desde a sua respectiva publicação, mas o que importa, ao menos para mim, é o conteúdo. ‘Descobrir’ um livro, seja ele do ano ou não, é um prazer sem tamanho para um leitor. Infelizmente, por conta do ano corrido (academicamente falando), muitos dos livros mais comentados pela crítica especializada, como O Pintassilgo, A Verdade sobre o Caso Harry Quebert, Os Luminares, Graça Infinita, O Capital, Um Outro Amor, não tive oportunidade de ler. AindaMas estão programados para 2015!

E você, já leu algum dos livros que listei aqui? Fez também sua lista de melhores leituras de 2014? Sinta-se a vontade para comentar e compartilhar suas experiências e indicações!


Gostou desse artigo? Compartilhe com seus amigos!

76
84 shares, 76 points
Leandro de Matos

Legend

Escolha um estilo de post
Post padrão
Postagem padrão, com formatação de textos e imagens
Lista
Listas clássicas da internet
Vídeo
Youtube, Vimeo ou Embeds do Vine
Imagem
Fotos e imagens
Gif
GIFS
Quiz
Série de perguntas com respostas certas e erradas que pretende verificar o conhecimento
Votação
Votar para tomar decisões ou determinar opiniões
Lista aberta
Envie seus próprios ítens e vote nos melhores envios
Listas por ranking
Clique acima ou abaixo para votar nas melhores listas
Meme
Faça upload de seus imagens e crie memes próprios