76
76 shares, 76 points
Seguindo a regra de fim de ano das fatídicas listas, repito a intenção do post do ano anterior, que seria não elencar os melhores livros de 2015 e sim, as melhores leituras feitas durante o ano, independente do gênero, ano de publicação ou formato.
Então, vamos a minha lista de melhores leituras de 2015:
2015-12-31 10.31.38 1

Criatividade S.A.

Uma das primeiras leituras de 2015, Criatividade S.A concilia biografia, um livro sobre negócios e até possui um quê de auto-ajuda para entregar uma narrativa que fala sobre uma das mais incríveis empresas dos últimas décadas, a fabrica de ideias chamada: Pixar.

mar

No Coração do Mar

Um verdadeiro achado na biblioteca que frequento; me interessei pelo livro bem antes do hype em torno da adaptação para o cinema como o Thor, digo Chris Hemsworth como ator principal. Muitas pessoas se confundem sobre o teor desse livro. Pensam que inspirou Herman Melville a escrever seu clássico Moby Dick, mas na verdade No Coração do Mar é sobre a vida de baleeiros da cidade de Nantucket, o historiador e autor Nathaniel Philbrick fez do livro um relato autêntico e vívido sobre a vida abordo de um navio que caçava cachalotes. A caça era algo corriqueiro, nada se perdia quando capturavam o maior mamífero da Terra. Os relatos são críveis e impressionantes, a Moby Dick do livro existiu de uma forma ou de outra, na verdade, um cachalote abalroou diretamente contra um baleeiro, deixando seus tripulantes a deriva por quase três meses. O romance clássico e o filme usam de aspectos e contextos completamente diferentes para contar  “essa mesma história”.

2015-12-31 10.31.35 1

O Pintassilgo

Prolixo e charmoso, O Pintassilgo foi uma grata e extasiante surpresa. Sua narrativa, por vezes, por desgastar o leitor já habituado a grandes acontecimentos ou reviravoltas, mas tenha plena certeza que seu empenho será recompensado. Vencedor do Pulitzer de 2014, o romance de formação fala sobre família, extremos e excessos. Escrevi uma resenha sobre o livro.

2015-12-31 10.31.31 1

Middlesex

Middlesex foi a melhor leitura de 2015, sem mais. Envolvente e repleto de camadas narrativas, Jeffrey Eugenides mereceu todas as honrarias para com este livro. Belo e com uma prosa elegante, a história do(a) hermafrodita Calíope, ou melhor dizendo Cal, merece ser lida por todos. Um livro único.

2015-12-31 10.31.36 1

A Bela e a Adormecida

Este título, é mais uma prova de que contos, fábulas ou lendas não são imutáveis. Em sintonia com as artes minuciosas e estonteantes de Chris Riddell, Neil Gaiman recicla um conto familiar e o recria em uma fábula sobre identidade, gênero e acima de tudo, sobre amor. Um destaque para a Editora Rocco que publicou o livro no Brasil nos moldes da edição americana, então… o livro possui um acabamento belíssimo, com capa dura e até sobrecapa.
2015-12-31 10.31.40 1

O Planeta dos Macacos

O título é mais um resgate da Editora Aleph dos catálogos esquecidos no Brasil e ao fim da leitura de O Planeta dos Macacos, você entende por que ele é um dos clássicos do gênero. Dinâmico e questionador, durante a leitura o livro nos propõe uma reflexão sobre o papel do homem no Universo.
2015-12-31 10.31.28 1

Curiosidade Mórbida

Interessante e assustadoramente engraçado. Sim, engraçado; com humor negro e muita informação, Mary Roach, que também publicou o excelente Próxima Parada Marte ensina e diverte em pouco mais de 250 páginas. Repleto de curiosidades sobre o corpo humano. Vai do contexto histórico ao biológico em parágrafos.

2015-12-31 10.31.23 1

Como chegamos até aqui

Derivado de uma série da BBC, o livro é elencando por tópicos. Luz, som, dentre outros são usados para guiar o leitor por meio de descobertas e invenções que moldaram o cotidiano atual. Interessantíssimo. Falei sobre ele e outro interessante livro no link.

 

2015-12-31 10.31.30 1A Elegância do Ouriço

Imagina um livro que em eventos narrativos praticamente nada acontece. Mas que em poder narrativo lhe prende ao dar vida aos excêntricos e curiosos moradores de um prédio. Filosófico, repleto de humor negro e com uma prosa deliciosa, A Elegância do Ouriço entrou no quesito: “como assim não conhecia esse livro?”. Simplesmente ótimo.

2015-12-31 10.31.39 1Americanah

Muito bem recomendado, Americanah foi outra ótima leitura. Atual e bem construído, o romance se destaca por tratar de temas delicados (racismo, segregação, american way of life) de uma forma franca e transparente. Uma história de amor bela e autêntica.

2015-12-31 10.31.26 1De Volta para o Futuro

Como admirador da franquia, a leitura deste livro foi um prazer. Dinâmico e muito informativo, o título é indicado não só para fãs dos filmes, pois serve tranquilamente para curiosos e admiradores da sétima arte. O livro é bastante claro ao apontar e elencar como realmente um filme acontece e como é a indústria do cinema.

2015-12-31 10.31.25 1O Futuro da Mente

Tive a oportunidade de ler alguns livros de Michio Kaku nesse ano, mas dentre todos O Futuro da Mente foi de longe o melhor de todos. Riquíssimo em conteúdo, a sensação era de estava lendo uma grande e interessante reportagem sobre o cérebro e seus feitos.

2015-12-31 10.31.27 1A Noiva Fantasma

Só pela originalidade de apresentar uma nova cultura e de nos tirar da zona de conforto literária do estilo, este livro se destaca como uma ótima e diferente leitura. Ao contar sobre um casamento arranjando, porém com o noivo já falecido, Yangze Choo autora constrói uma fábula moderna sobre família e auto-conhecimento. Imprevisível.

roboEu, Robô

Minha primeira (e até o momento única) leitura de Asimov e foi uma surpresa total para com o título. Os contos são transcendentais perante o gênero. Asimov impressiona pela habilidade e domínio em tecer historias onde robôs que leem mentes ou que são dotados de super inteligencia são os menores dos problemas em uma Terra cada vez menos habitada e de um universo cada vez mais explorado.

2015-12-31 10.31.21 1A História do Corpo Humano

Evolução, Biologia, Antropologia, História e tantas outras ciências e/ou áreas estão presentes nesse extenso, bem edificado e muito interessante livro. O corpo humano transita entre os três tempos (passado, presente e futuro) como protagonista de um enredo em constante construção e adaptação.

2015-12-31 10.31.29 1Toda Luz que não podemos Ver

Última leitura do ano. Vencedor do Pulitzer de ficção de 2015, o romance conta uma história um tanto familiar dentre os alguns best-sellers dos últimos anos. Porém, o título se destaca em construir um épico sobre dois personagens distintos e distantes entre si, mas cativantes e encantadores. Uma garota francesa cega que aprende e entende o mundo através de maquetes e desafios e um jovem órfão alemão, que com determinadas habilidades, logo se vê inserido nos tramites da Segunda Guerra Mundial. Com uma narrativa paralela, de capítulos curtos e objetivos, Toda Luz que não podemos ver é um tipo de livro difícil de largar

 E durante o ano, quais foram as suas melhores leituras?

 


Gostou desse artigo? Compartilhe com seus amigos!

76
76 shares, 76 points
Leandro de Matos

Legend

Escolha um estilo de post
Post padrão
Postagem padrão, com formatação de textos e imagens
Lista
Listas clássicas da internet
Vídeo
Youtube, Vimeo ou Embeds do Vine
Imagem
Fotos e imagens
Gif
GIFS
Quiz
Série de perguntas com respostas certas e erradas que pretende verificar o conhecimento
Votação
Votar para tomar decisões ou determinar opiniões
Lista aberta
Envie seus próprios ítens e vote nos melhores envios
Listas por ranking
Clique acima ou abaixo para votar nas melhores listas
Meme
Faça upload de seus imagens e crie memes próprios