112
112 shares, 112 points

Darrow é um Vermelho, a mais baixa posição em uma pirâmide hierárquica que funciona em Marte. Vivendo em uma colônia no planeta vermelho, sua função como Mergulhador-do-Inferno é escavar o subsolo do astro, extraindo hélio para torná-lo habitável para os ex-habitantes da Terra.

Vivendo em condições praticamente sub-humanas, onde tudo é racionado, seu propósito muda, quando Darrow descobre que Marte já é habitado pelos Ouros, a mais alta linhagem de Marte e após sofrer com uma terrível perda, é convocado para participar de um grande golpe contra todo esse sistema de sofrimento e opressão.

“Eu poderia ter vivido em paz. Mas meus inimigos me trouxeram a Guerra.”

Pirâmide Red Rising

Fúria Vermelha é o primeiro volume da Trilogia Red Rising, que fora bastante elogiada pela critica internacional especializada, recebendo comparações até com grandes sagas e trilogias da atualidade. Boa parte delas destacando justamente o porquê dessa trilogia ser diferente das demais. Pierce Brown, autor da Trilogia, entregou nesse primeiro volume uma história autêntica e violenta. Não há triângulos amorosos, Darrow tem 16 anos e já é casado. Não existem facções e sim, toda uma divisão de indivíduos por castas, por cores, onde nascidos dentro dessas atribuições sequer sonham mudar de posição social.

Comparações à parte, fariam mais jus, por exemplo, ao O Príncipe de Maquiavel, ao simbolismo d’O Senhor das Moscas, de William Golding e mais ainda ao clássico máximo de Aldous Huxley, Admirável Mundo Novo.

O livro é dividido em quatro partes. Na primeira delas, somos ambientados na difícil realidade que vivem os Vermelhos e como funciona a pirâmide de cores. Sob a perspectiva de status e benefícios, existem os Ouros, os Prateados, os Brancos e assim segue, totalizando 12 cores, onde os Vermelhos servem como base (literal) dessa pirâmide. Cada cor possui uma característica, seja ela física ou social. Na segunda parte do livro, Darrow aderiu à causa dos rebeldes. Um grupo de indivíduos das castas mais baixas que objetivam destituir e mudar o atual sistema. Por conta disso, ele aceita participar de um experimento arriscado. Se tornar um Ouro, para destruir o sistema de dentro para fora. Na parte III e IV, é melhor não detalhar, pois assim estragaria a surpresa com a leitura. 🙂

“Uma nação não pode ser destruída de fora sem que seja destruída de dentro.”

O livro foi publicado no Brasil pela Globo Livros, que traz uma edição caprichada para o título, com uma textura de capa semi aveludada e uma diagramação excelente. Sem falar na titulação prateada, que contrasta com o vermelho e o preto da capa.

“Sou o ceifeiro e a morte é minha sombra.”

Fúria Vermelha possui uma narrativa forte, dramática, repleta de ação e com um grande viés de crítica social. Ao também utilizar de concepções da mitologia romana, o autor escreveu uma história sobre vingança, desigualdade, justiça e até mesmo de idealização política. Fúria Vermelha é uma distopia inédita em conceito, uma sci-fi em desenvolvimento e uma guerra épica que transita entre o real e o fantástico.

Capa - Pierce Brown

Ficha Técnica

Fúria Vermelha
Título Original: Red Rising
Tradução: Alexandre D’Elia
Páginas: 468
Formato: 16cm x 23cm
Brochura

  • Pierce Brown foi escolhido como escritor revelação de 2014, pelos usuários do Goodreads.
  • Fúria Vermelha teve seus direitos vendidos e será adaptado para os cinemas sob a direção de Marc Foster, o mesmo diretor de Guerra Mundial Z.
  • Os demais títulos da Trilogia serão: Golden Son e Morning Star.

Gostou desse artigo? Compartilhe com seus amigos!

112
112 shares, 112 points
Leandro de Matos

Legend

Escolha um estilo de post
Post padrão
Postagem padrão, com formatação de textos e imagens
Lista
Listas clássicas da internet
Vídeo
Youtube, Vimeo ou Embeds do Vine
Imagem
Fotos e imagens
Gif
GIFS
Quiz
Série de perguntas com respostas certas e erradas que pretende verificar o conhecimento
Votação
Votar para tomar decisões ou determinar opiniões
Lista aberta
Envie seus próprios ítens e vote nos melhores envios
Listas por ranking
Clique acima ou abaixo para votar nas melhores listas
Meme
Faça upload de seus imagens e crie memes próprios