93
95 shares, 93 points

EntreMundos CapaNo mais recente lançamento do selo Rocco Jovens Leitores, conhecemos a jornada de Joseph “Joey” Harker, um típico adolescente americano que possui a curiosa habilidade de ‘andar’ entre realidades alternativas. Quando participava de um trabalho de classe, Joey se perde pela cidade de Greenville, em meio a um estranho nevoeiro que ocorria. De repente, ele se vê em uma outra parte da cidade, onde carros de policia são coloridos e o M do McDonalds é verde. Diferente, mas estranhamente familiar. Confuso com tudo aquilo e sem saber que já se encontrava em um universo paralelo, Joey resolve voltar para casa, mas lá encontra uma outra família no local. Pelo absurdo da situação ele foge e no caminho é perseguido por homens usando roupas cinzentas que voam em cima de discos (ou prachas) de prata que tentam a todo custo capturar Joey com redes também da cor prata (!?). Joey consegue fugir com a ajuda de um estranho homem com roupa mecânica e capacete metálico espelhado. Sem não ter mais a quem recorrer, ele vai em busca do professor que determinou o trabalho de classe pela cidade e lá é surpreendido por uma mulher com poderes mágicos que o enfeitiça fazendo dele um tipo de escravo.

Essa é só a primeira parte de EntreMundos, história infanto-juvenil escrita pelo britânico Neil Gaiman e pelo premiado roteirista Michael Reaves, que ainda terá viagens no espaço-tempo, facções futuristas/mágicas que caçam andarilhos do EntreMundos e uma sucessão de

Joeyincríveis personagens. A dupla de autores publicou o romance em 2007, mas a ideia inicial era que conheceríamos a história de Joey Harker na TV. O enredo já era desenvolvido desde 1995, quando Neil Gaiman estava envolvido na adaptação de Neverwhere e Michael em uma animação para a Dreamworks. Durante anos eles tentaram levar a produção adiante, porém sem sucesso. Por fim, decidiram finalizar a história como um romance, que ainda contará com mais duas continuações.

“A magia é simplesmente uma forma de falar com o universo usando palavras que ele não pode ignorar.”

O romance tem uma leitura interessante para os fãs do gênero de sci-fi. O texto é atual e com inúmeras referências à cultura pop. Conceitos de física quântica são explicadas de forma divertida e nada formal durante a leitura. Como o texto foi escrito à 4 mãos é difícil assimilar aonde cada autor contribuiu dentro do enredo. Particularmente acredito que Neil Gaiman tenha creditado densidade aos personagens e Michael, por sua vez, desenvolveu a trama futurista.

No ano de lançamento do romance o estúdio DreamWorks demonstrou interesse em desenvolver uma série animada com o enredo do livro, porém não passou de mero interesse e nada além foi cogitado.

Aos não familiarizados a escrita de Neil Gaiman podem não assimilar o que há dele no texto, onde suas principais participações ao gênero, foram os recentes roteiros para a série Doctor Who e um episódio para a série Babylon 5 em 1998. Falando em Doctor Who, no segundo semestre também pela Editora Rocco, está previsto o lançamento de uma coletânea de contos escritos em homenagem aos 50 anos da série e um deles foi escrito pelo Neil Gaiman. Já Michael é um veterano no gênero, com bastante experiência em roteiros de grandes franquias da ficção científica e da animação. Reaves escreveu episódios para Além da Imaginação e Star Trek. Além de ter escrito alguns romances para a saga Star Wars.

The Silver Dream, segunda parte da história foi lançado nos EUA no ano passado e tem previsão de lançamento no Brasil para 2015. Já o terceiro volume, Neil Gaiman confirmou em um vídeo que está em andamento.

Confira na galeria algumas capas do livro pelo mundo.


Gostou desse artigo? Compartilhe com seus amigos!

93
95 shares, 93 points
Leandro de Matos

Legend

Escolha um estilo de post
Post padrão
Postagem padrão, com formatação de textos e imagens
Lista
Listas clássicas da internet
Vídeo
Youtube, Vimeo ou Embeds do Vine
Imagem
Fotos e imagens
Gif
GIFS
Quiz
Série de perguntas com respostas certas e erradas que pretende verificar o conhecimento
Votação
Votar para tomar decisões ou determinar opiniões
Lista aberta
Envie seus próprios ítens e vote nos melhores envios
Listas por ranking
Clique acima ou abaixo para votar nas melhores listas
Meme
Faça upload de seus imagens e crie memes próprios