102
102 shares, 102 points

E se um físico que já foi funcionário da NASA, na área de robótica se propusesse a publicar um livro, que reunisse algumas perguntas enviadas ao seu blog?

E se esse blog, não fosse um blog comum, pois na verdade este espaço possui a proposta de responder perguntas dos mais variados assuntos do ponto de vista crível da ciência?

E se essas perguntas transitassem entre o absurdo, o excêntrico e o cômico?

Pois é, a resposta para essas e tantas outras questões estão no livro de Randall Munroe, E se? – Respostas científicas para perguntas absurdas, lançado pela Companhia das Letras. O livro foi tão aguardado pelos fãs do blog, que nos EUA, o título entrou na lista de best-sellers da Amazon, antes mesmo de ser publicado.

Capa Livro - E se?

Randall é formado em Física e abandonou o trabalho da NASA para se dedicar exclusivamente ao xkcd, uma webcomic onde ele mesmo responde (e desenha divinamente bem – isso foi um apontamento irônico) às perguntas que chegam ao blog. O autor recebe milhares de perguntas, onde nem todas claro, trazem algum tipo de aplicação científica que mereça destaque. O que na edição de E se, ganha um espaço divertidíssimo intitulado Perguntas bizarras (e preocupantes) que chegam ao E se, nessa seção o autor utiliza toda a sua ironia ao enumerar alguns questionamentos no mínimo estranhos e perturbadores, dentre eles:

  • Seria possível deixar os dentes em temperatura tão baixa que eles se estilhaçariam ao tomar uma xícara de café quente?
  • Quantas casas são incendiadas por ano nos EUA? Qual seria a forma mais simples de aumentar esse numero em quantia significativa (pelo menos 15%, digamos)?
  • Qual é o valor nutritivo total (calorias, gordura, vitaminas, minerais, etc) do corpo humano médio?

Por sua vez, algumas das perguntas em que Randall se propôs a responder estão abaixo:

ese 2014

O fantástico do livro é exatamente isso, a dosagem que Randall faz em tentar responder a pergunta mais estranha possível utilizando a ciência, química, física, matemática e tantas outras ciências, fazendo uso de muito humor (negro) e inserindo sutil (outras vezes gritantemente) referências à cultura pop de um modo geral. A leitura diverte e informa ao mesmo tempo. Você não sabe aonde vai parar a explanação de determinada pergunta. Ao mesmo tempo, em que o autor está explicando sobre a origem da vida entre seres assexuados, ele coloca uma referencia sutil à Jurassic Park. Ao detalhar sobre impacto e velocidade em uma outra pergunta, aparece outra ao filme E.T. Isso sem falar em Star Wars (óbvio), o filme 300, Facebook, Wikipédia e por aí vai. Um livro completo. Algumas notas de rodapé são hilárias.

E se? é um livro fenomenal. Um guia para curiosos e interessados de um modo geral em Ciência. Um exemplo de literatura cientifica interessante, original e divertida.

Randall Munroe - Auto RetratoFicha Técnica

Título: E SE? – Respostas científicas para perguntas absurdas
Título Original: What If?
Tradução: Érico Assis
Capa: Patrick Barry
Páginas: 328
Formato: 18.20 x 23.00 cm
Acabamento: Brochura

E SE em alguns detalhes…

  • Em 2013, um asteroide – 4942 Munroe – levou seu sobrenome, após vários leitores do xkcd sugerirem a homenagem.
  • Xkcd não possui significado. Munroe já comentou que escolheu aleatoriamente as letras, para que no fim não significassem nada e fosse foneticamente impronunciáveis.
  • O xkcd já acumula mais de 1.300 tirinhas. A tirinha sobre o robô Spirit abandonado sozinho em Marte é ótima. E claro, um dos maiores eventos científicos do ano, o pouso do módulo Philae no cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko, também foi alvo das “excelentes ilustrações” de Randall. Confere aí abaixo:

Philae


Gostou desse artigo? Compartilhe com seus amigos!

102
102 shares, 102 points
Leandro de Matos

Legend

Escolha um estilo de post
Post padrão
Postagem padrão, com formatação de textos e imagens
Lista
Listas clássicas da internet
Vídeo
Youtube, Vimeo ou Embeds do Vine
Imagem
Fotos e imagens
Gif
GIFS
Quiz
Série de perguntas com respostas certas e erradas que pretende verificar o conhecimento
Votação
Votar para tomar decisões ou determinar opiniões
Lista aberta
Envie seus próprios ítens e vote nos melhores envios
Listas por ranking
Clique acima ou abaixo para votar nas melhores listas
Meme
Faça upload de seus imagens e crie memes próprios