74
84 shares, 74 points

Com uma extensa e detalhada pesquisa, Joel Baden, professor na Universidade de Yale e estudioso da Bíblia, desmitifica e ergue outro Davi em seu mais recente título publicado pela editora Zahar. Sem o manto do mítico e pautado pelo factual, o autor detalha e polemiza ao refutar alguns ideais cristãos sobre a figura de Davi.

img_20161129_214817

Segundo Baden, o poeta e pastor que tocava lira para Saul, tido como o primeiro rei de Israel, chegou ao trono por meios exclusos e sem direito natural ao trono. O autor complementa que por vezes, Davi agia como mercenário e polemiza, ao alegar que o herói bíblico não teria abatido o famigerado Golias, não era pai de Salomão e nem havia escrito os Salmos.

Com denotado empenho em construir um Davi histórico, o título é uma leitura estimulante e libertadora do ponto de vista ideológico. Ao expor o homem além da alegoria, encontramos no decorrer do texto uma narrativa lúcida, consistente e principalmente, distante de qualquer confronto ou intenção dualista da fé ante a afirmação de qualquer fato ou dado histórico.

img_20161129_214907

Figurando em pouco mais de 40 capítulos da Bíblia, Davi é classificado como o “homem segundo o coração de Deus” e assim permanece como uma unanimidade entre cristãos e judeus. A despeito daquele que unificou pela primeira vez as dozes tribos de Israel e que segundo alguns profetas, seria o responsável pela linhagem do prometido Messias, fica apresentado no texto como um homem comum, repleto de anseios e receios, e “bastante desagradável”, segundo palavras do autor.

Davi - Zahar 3
O que está explicito no texto é que o Davi bíblico é uma figura idealizada, romantizada, algo como um símbolo, um ícone de um ideal hebreu. O Davi histórico é completamente diferente.

Como objeto e reunião de diversas narrativas, a Bíblia relata pontos cruciais da biografia de Davi, que são omitidas ou reorganizadas para favorecem a edificação dele como símbolo. Há relatos, que dependem da tradução denotam uma homossexualidade com o filho do seu suserano.

img_20161129_215053

Seguindo o mesmo viés do já consagrado Zelota, onde o que importa é a desconstrução do mito em face do homem, Davi – A vida real de um herói bíblico é objetivo, interessante e dinâmico em entregar uma leitura firme e por muitas vezes didática.

Seja como objeto de estudo ou simplesmente para saciar uma curiosidade latente, Davi, é mais um exemplo de que uma comprovação histórica ou uma negação teológica, ou vice-versa, são bases frágeis, afinal, tudo é muito subjetivo, ainda mais quando está em jogo um dos pilares das duas maiores religiões do mundo.

Ficha Técnica
Lançamento: 7/4/2016
Assunto: História
Tradutor: Marlene Suano
296 páginas
16x23cm
1ª edição
ISBN 9788537814789
Adquira um exemplar!

Gostou desse artigo? Compartilhe com seus amigos!

74
84 shares, 74 points
Leandro de Matos

Legend

Escolha um estilo de post
Post padrão
Postagem padrão, com formatação de textos e imagens
Lista
Listas clássicas da internet
Vídeo
Youtube, Vimeo ou Embeds do Vine
Imagem
Fotos e imagens
Gif
GIFS
Quiz
Série de perguntas com respostas certas e erradas que pretende verificar o conhecimento
Votação
Votar para tomar decisões ou determinar opiniões
Lista aberta
Envie seus próprios ítens e vote nos melhores envios
Listas por ranking
Clique acima ou abaixo para votar nas melhores listas
Meme
Faça upload de seus imagens e crie memes próprios