81
116 shares, 81 points

Imagine a leitura de um livro fascinante e informativo que discorre sobre A Origem da Vida e transita em suas páginas sobre biologia, evolução, genética, DNA e tantas outras áreas de teores científicos, em uma linguagem clara e compreensível? Um livro que vai além desta primeira proposta e descreve sob uma perspectiva plausível e visionária, sobre como a manipulação e a biologia sintética de células, tecidos e órgãos poderiam (re) definir O Futuro da Vida?

Eis que enfim, temos um livro assim publicado no Brasil!

Trata-se do recente título publicado pela editora Zahar, “Criação – A origem da vida / O futuro da vida” do geneticista britânico Adam Rutherford.

Criação Capa

O livro é dividido em duas partes (A Origem e o Futuro da Vida) que estão invertidas na publicação. Ou seja, independentemente por qual seção inicie a leitura, uma complementará e totalizará a outra. N’A Origem da Vida o leitor irá encontrar a biologia propriamente dita. Uma breve história dos quatro bilhões de anos das células, DNA, RNA, e todas as suas correlações com a vida e os seres humanos, como o produto final desta.

Em O Futuro da Vida, particularmente encontrei a parte mais interessante do livro. O autor conseguiu configurar o cenário de como seria esse futuro onde a vida, no sentido estrito do conceito, já foi ultrapassada e criada artificialmente pelo homem. Por exemplo, em 2006, um repórter do jornal britânico Guardian provou o quanto seria fácil (re) criar o vírus da varíola ao comprar as partes separadas e manufaturas da estrutura celular do mesmo pela internet. Um adendo, todas as 75 bases do genoma do vírus está disponível pela internet para qualquer um!?

giphy

Mas nem tudo é tão tenebroso assim, há relatos fascinantes (e bizarros também) sobre o quão longe já chegamos com as manipulações da engenharia genética. Um exemplo disso é a cabra híbrida Freckles, que modificada geneticamente, consegue produzir um leite que em sua composição traz a seda da teia da aranha Nephila clavipes, uma das espécies mais comuns de aracnídeos do planeta.

Com uma proposta inteligente (e sim, divertida) Rutherford segue explicando e detalhando sobre como a biologia e todas suas nuances é assustadora e encantadora ao mesmo tempo. Seus argumentos são claros, convincentes e diretos. ‘Criação’ foi um dos poucos livros que me fizeram ler todas as notas finais! Por que? Porque elas trazem um novo significado ao livro, inserindo curiosidades e informações tão ricas em conteúdo quanto o próprio titulo. Para interessados e curiosos de todas as formas, a leitura serve como uma expedição instigante e didática sobre a impressionante origem e o assombroso futuro da Vida.

spider-goat2-007

Ficha Técnica

Assunto: Ciências
Tradutor: Maria Luiza X. de A. Borges
272 páginas
16x23cm


Gostou desse artigo? Compartilhe com seus amigos!

81
116 shares, 81 points
Leandro de Matos

Legend

Escolha um estilo de post
Post padrão
Postagem padrão, com formatação de textos e imagens
Lista
Listas clássicas da internet
Vídeo
Youtube, Vimeo ou Embeds do Vine
Imagem
Fotos e imagens
Gif
GIFS
Quiz
Série de perguntas com respostas certas e erradas que pretende verificar o conhecimento
Votação
Votar para tomar decisões ou determinar opiniões
Lista aberta
Envie seus próprios ítens e vote nos melhores envios
Listas por ranking
Clique acima ou abaixo para votar nas melhores listas
Meme
Faça upload de seus imagens e crie memes próprios