68
97 shares, 68 points

Publicada em 2000, premiada com o Eisner de melhor arte de capa, Paz na Terra faz parte da coleção Os Maiores Heróis da Terra (Superman: Paz na Terra; Shazam!: O Poder da Esperança; Mulher Maravilha: O Espírito da Verdade; LJA: Origens Secretas; LJA: Liberdade e Justiça), uma parceria entre o roteirista Paul Dini e o ilustrador Alex Ross (premiado com o Eisner de melhor pintor multimídia pela obra). Propõe histórias em que super heróis refletem sobre sua identidade, e seu destino.

Batman - Guerra ao Crime - página 34

Batman e Gotham são um só. Bruce Wayne faz parte disso. Sua figura pública, o bilionário bon vivant, pouco se aproxima de sua verdadeira essência interior. Tudo aquilo do qual ele abriu mão para se tornar um vingador mascarado, buscando acabar com o crime – aquilo que lhe tirou os pais, aos oito – pesa sobre sua alma e espírito. Sua solidão, sua escuridão, tornaram-se elementos constituintes de seu ser. Apesar disso, seu objetivo é trazer esperança e tranquilidade a muitos – causando medo a outros. Medo é sua arma mais poderosa.

Numa patrulha rotineira, um pequeno assaltante, armado, tenta fugir pelos becos da cidade. Não tendo muito sucesso em escapar, acaba sendo dominado pelo Homem Morcego. Um roubo simples, não fosse algo que provavelmente fugiu de controle. Corpos, dois adultos, um casal. Sentado ao seu lado, um garoto chora inconsolavelmente os pais mortos. Uma tragédia familiar ao Batman – a tragédia que o criou. “Sejam cicatrizes físicas ou psíquicas, o crime fere todos que toca. Traz lesão e morte. Envenena a mente e a alma.”.

Batman - Guerra ao Crime - página 6

O assassinato ocorreu na baía de Gotham. Um grande empreendimento – cuja participação e aprovação de Bruce Wayne são esperadas – prevê transformá-la em uma área de luxo. A região, outrora próspera, era hoje intrinsecamente dominada pelas movimentações do tráfico de drogas. Muitos viram nisso a melhor oportunidade para se dar bem sem esforços. As famílias dali estão à mercê das circunstâncias, elas mesmas sem melhores opções por ali, ou por aí. A reabilitação seria longa. É difícil se manter afastado, tantos aos iniciantes, quanto aos recorrentes. A rotina é esmagadora. Os velhos amigos estão por toda parte.

Batman - Guerra ao Crime - página 15

Um furto rotineiro recorda Batman de quão expostos estão os jovens a todo esse peso. Em meio aos envolvidos, estava o garoto que havia se tornado órfão há poucos dias. Talvez a morte de seus pais tenha sido o que de melhor havia acontecido à Bruce, mas o que seria dele sem sua fortuna, sem seus meios ? Talvez fosse sua função limpar a área, e melhorá-la – com, e sem sua máscara.

Tentando cortar o mal pela raiz, chega à base do crime organizado na baía. Uma porção de jovens ali. O Batman chega subitamente. Ataca, é atacado, até que escuta o clique de uma arma, apontada para si. O mesmo garoto órfão, pedindo que ele se afaste. Não, ele não vai se afastar. O crime que tirou suas famílias não pode permanecer vivo no coração do pequeno.

Batman - Guerra ao Crime - página 31

Como Bruce Wayne, ele investe na região, possibilitando esperança e renovação aos que vivem ali. Travar uma guerra contra o crime é esperar ser derrotado pela força maior, mas as pequenas vitórias, os pequenos combates do dia a dia, ainda tornam tudo suportável. O garoto, um dia pode superar sua dor. Da mesma forma, o Homem Morcego espera superar a sua.

Batman - Guerra ao Crime - página 32

 

Batman - Guerra ao Crime - página 35


Gostou desse artigo? Compartilhe com seus amigos!

68
97 shares, 68 points
Escolha um estilo de post
Post padrão
Postagem padrão, com formatação de textos e imagens
Lista
Listas clássicas da internet
Vídeo
Youtube, Vimeo ou Embeds do Vine
Imagem
Fotos e imagens
Gif
GIFS
Quiz
Série de perguntas com respostas certas e erradas que pretende verificar o conhecimento
Votação
Votar para tomar decisões ou determinar opiniões
Lista aberta
Envie seus próprios ítens e vote nos melhores envios
Listas por ranking
Clique acima ou abaixo para votar nas melhores listas
Meme
Faça upload de seus imagens e crie memes próprios