78
309 shares, 78 points
Envolvente e elegante, Azazel do egípcio Youssef Ziedan é um romance histórico sobre um monge e sua jornada (espiritual e) pessoal de autoconhecimento.
Hipa é um médico-monge do século V, que peregrina pelo árido e severo deserto do antigo Egito, indo de Alexandria até a Síria, durante o período em que os alicerces do Cristianismo estão sendo construídos.  O fanatismo, a violência e a corrupção formam a argamassa para esses pilares que vão sendo gradativamente inseridos na cultura politeísta do continente asiático
De localidade em localidade, o monge segue sua busca por entendimento do mundo natural e mais ainda pelo que está fora do tecido da realidade e dentro desse contexto, logo nas primeiras dezenas de páginas, como se fosse uma discussão com seu alter ego, ou com sua consciência, a narrativa nos introduz ao demônio Azazel. Responsável pelas incitações e provocações do terreno e do carnal para com o monge, o demônio conduz direta e indiretamente Hipa aos desvios que farão com que sua integridade e retidão sejam postos à prova.
91XnTpLQWNL._SL1500_

Será que Deus expulsou Adão porque este O desobedeceu? Ou porque, quando Adão conheceu a feminilidade de Eva, teve ciência de sua própria masculinidade e de que era diferente de Deus, apesar de ter sido criado à Sua imagem?

Seja no prazer do primeiro sexo ou na admiração e amizade com alguns personagens que Hipa per faz no decorrer do livro, o que fica implícito na narrativa é que a tentação pode assumir várias formas. Hipa é um personagem multifacetado. A profundidade e desenvolvimento desse personagem só ascende por conta da dualidade dele para com o demônio, que se faz por vez, quase como um confidente.
Publicado originalmente em 2009, o romance foi recebido em meio a elogios e críticas. Vencedor do Prêmio Internacional de Ficção Árabe, seu conteúdo não agradou a comunidade copta do Egito que o boicotaram, protocolando uma ação contra o autor por considerá-lo um insulto a religião e aos princípios dessa crença. Muitas vezes, Youssef deixa Azazel quase didático ao tratar sobre determinadas passagens da história do Cristianismo. Existe um embate sutil nas páginas do titulo com relação a natureza do Cristo da Fé com o Cristo Histórico.
Capas de Azazel pelo mundo.
A prosa hábil e fluente de Youssef está mais que evidenciada nas mais 380 de páginas do título. Tamanho é o envolvimento propiciado pela leitura, que é fácil esquecermos que estamos lendo um romance. O autor se apropria de características essenciais de uma boa história para dar vida a narrativa, mais precisamente a voz de Hipa, que serve como meio condutor do enredo seguro e conciso. Ao trilhar esse caminho, o autor registra o romance com uma marca própria, uma autenticidade tanto narrativa, quanto factual.

Na verdade, não existe inicio nem fim, o que existe são linhas que não se interrompem. No universo, nenhuma ligação se rompe e nenhuma interferência se corrompe; a ramificação não cessa, nem o ato de preencher, nem o de esvaziar. Cada coisa esta em ligação permanente, seus círculos vão se alargando para se misturarem a outra coisa, e de ambos saem um novo circulo, que por sua vez se mistura a outros. Assim a vida se enche quando seu circulo se completa e se esvazia quando terminamos na morte, para que voltemos ao que causou o inicio.

A história universal de um homem e sua tentação, seja na forma que for, ganha novos ares pela perspectiva singular de Youssef. Entre princípios e tentações, Hipa segue se questionando sobre sua busca.
Como monge, Hipa sustenta a imagem de um hábito em sua falsa plenitude, pois antes de tudo sabe que como homem, é falho. Afinal a carne é fraca, mas a mente é forte.

Gostou desse artigo? Compartilhe com seus amigos!

78
309 shares, 78 points
Leandro de Matos

Legend

Escolha um estilo de post
Post padrão
Postagem padrão, com formatação de textos e imagens
Lista
Listas clássicas da internet
Vídeo
Youtube, Vimeo ou Embeds do Vine
Imagem
Fotos e imagens
Gif
GIFS
Quiz
Série de perguntas com respostas certas e erradas que pretende verificar o conhecimento
Votação
Votar para tomar decisões ou determinar opiniões
Lista aberta
Envie seus próprios ítens e vote nos melhores envios
Listas por ranking
Clique acima ou abaixo para votar nas melhores listas
Meme
Faça upload de seus imagens e crie memes próprios