Quando está em uma conversa com um fotógrafo ou entre alguns fotógrafos e eles começam a falar sobre câmeras, você se sente como estivesse em um outro país e as pessoas estivessem conversando em um idioma que você não conhece? Esse sentimento está prestes a terminar, pois nesta matéria irei apresentar os vários tipos e modelos de câmaras digitais.

Antes de comprar sua primeira câmera ou fazer um upgrade em seu equipamento, é necessário que entenda e conheça os vários tipos e modelos de câmeras que tem no mercado, podendo assim, escolher com mais saberia aquela digital que irá saciar todas as suas necessidades. Ao ler todo artigo, sugiro que dê uma olhada na sessão de câmeras e acessórios na OLX, lá você terá diversas opções de câmeras digitais, podendo ainda filtrar por cidades e valores.

Tipos de câmeras fotográficas digitais

  • Point-and-shoot

point-and-shoot-autofocusSão as famosas “câmeras compactas”, ou como muitos chamam, as “cyber shots” (que é um termo errado, pois é o nome de um dos modelos das câmeras das SONY).

As câmeras point-and-shoot são muito comuns, são compactas e tem recursos limitados, apesar de hoje em dia, algumas delas já vem com alguns recursos manuais. Elas são leves, pequenas, cabem no bolso da calça, tem um LCD com um tamanho razoável para visualizar a foto e algumas, modelos mais novos, ainda vem com touch screen.

Esse tipo de câmera vem com flash embutido e as lentes não são cambiáveis (não dá para trocá-las). A maioria dessas câmeras também gravam vídeos e algumas ainda o fazem em full-hd (1080p).

Point-and-shoot significa: Apontar e Atirar, ou seja, você a tira do bolso, liga, aponta e clica, simples assim, sem ter que se preocupar em ficar setando vários recursos manuais, fotometrar, abertura do diafragma ou velocidade do obturador. É uma excelente opção para quem quer algo compacto e barato.

  • Bridge/Superzoom

camera superzoomConhecidas apenas como Superzoon, as câmeras do tipo “Bridge” é uma transição entre a point-and-shoot e uma DSLR, apesar que elas tem muitos mais semelhança às compactas do que as câmeras “profissionais”. As câmeras Superzoom são câmeras automáticas, mas alguns modelos podem vir com alguns recursos manuais, como o nome diz, suas lentes são maiores  e isso possibilita centenas de novas possibilidades para o fotógrafo.

Esse tipo de câmera não é pequeno, não cabe no bolso e não é muito barato, algumas são até mais caras do que alguns modelos de câmeras DLSR.

  • DSLRs

canon-dslrAs câmeras DSLRs são chamadas também de “câmeras profissionais” (termo errado, pois nem todas podem se consideradas profissionais), e o significado da sigla é: Digital Single Lens Reflex. Essas câmeras tem um mecanismo com espelhos que permitem que o fotógrafo enxergue através da lente da câmera.

Alguns modelos de DSLR pode filmar (muitos em Full-HD), as fotos são tiradas no instante do clique, diferente das câmeras point-and-shoot e Superzoom que tem um certo atraso. Esse tipo de câmera te dá total liberdade, com diversos recursos manuais.

  • Câmeras Micro Four Thirds/Focalizador Digital

ku-xlargeEsse tipo de câmera, a grosso modo falando, é uma mistura entre point-and-shoot e DSLR, pois elas tem lentes cambiáveis, mas não tem um sistema de espelho que permite que veja através da lente, usam o sistema de visor igual das câmeras compactas.

São pequenas, leves, tem uma qualidade de imagem superior às Brigde e point-and shoot, existem vários modelos e tipos diferentes de lentes e a grande maioria tem o recurso de gravação de vídeo em alta qualidade.

[divider]Conclusão[/divider]

A câmera ideal não é um modelo específico, mas sim aquele que cabe em seu orçamento e consiga sanar todas as suas necessidades.

Aguardem a segunda parte do artigo, onde vou explicar sobre diafragma e abertura, velocidade e obturador, ISO,  megapixel, sensor, etc.