Hail Proud Nerds!

Presumo que muitos dos leitores, seguidores, fãs e “críticos” do NerdPride com certeza estão inseridos nesse nicho de mercado, altamente reconhecido e em exponencial crescimento, que é a Tecnologia, carinhosamente conhecida como T.I.

Sejam vocês bacharéis em Ciência da Computação, Análise de Sistemas, Redes, Tecnólogos especializados em certa ferramenta/sistema de brands dominantes como Microsoft, SAP, Oracle/Java, IBM, Apple, Google, Cisco, QlikTech (entre tantas outras), ou aspirantes ao ramo, devem passar por aquela fase extremamente confusa, mas, todavia, crucial:

  • Que caminho devo percorrer dentro dessa gama absurda de possibilidades?
  • Serei eu o próximo Steve Jobs? Vou ter retorno rápido nesse investimento?

 CALMA!!!

desespero

Quem vos fala fez a mesma pergunta a quase uma década atrás, e humildemente vem compartilhar essa experiência com os pequenos gafanhotos, de forma a lidar com tranquilidade e bom-humor com essa fase chave, não fazendo-os passar pelo que passei.

 O Primeiro Passo é:

  • Escolha o curso sem afobação

Não se afobe e escolha o curso apenas após consultar a grade curricular de todos os anos, pesquisando sobre tudo que lhe intrigar e/ou interessar.

De preferência, converse com pessoas já inseridas no meio, e terá preciosas dicas do que NÃO FAZER!.

O mais importante é saber quais escolhas desprezar de acordo com seus objetivos, minimizando seu leque de possibilidades, e por consequência, diminuindo as chances de acabar em uma profissão que não lhe agrade.

O Segundo Passo:

  • Força de vontade

Já foi comprovado que os cursos de tecnologia em geral tem uma das maiores taxas de desistência. Não se deixe desmotivar por matérias envolvendo matemática, cálculo avançado, probabilidade, e mais outras tantas que dão medo (e dão mesmo).

Além disso, os constantes convites ao bar virão, e você terá que ser forte! Resista!

Nenhuma das matérias e situações estão e ocorrem lá à toa.

Um dia, se superadas, serão um grande diferencial no mercado. Tenha em mente que não vai ser fácil, e apenas os fortes sairão vitoriosos!

O Terceiro Passo

É o que compartilho com mais propriedade, e em minha opinião, um dos mais importantes:

  • Nunca se cobre além dos limites.

A cobrança por resultados e sucesso é um grande complicador. Esse “grande monstro” pode vir e atacar de todas as direções: de dentro de casa, do primeiro trabalho na área, e o mais perigoso de todos eles, de você mesmo.

O mercado é sim competitivo, e muitos outros estarão trilhando o mesmo caminho que você. Por razões óbvias, uma hora ou outra, você os verá como concorrentes, e até inimigos, ledo engano. Isso deve passar longe de seus pensamentos. Nenhum profissional por si só faz uma empresa ou companhia funcionar. Veja-os como potenciais futuros parceiros e contatos valiosos.

Por mais que os jornais e mídias digam o revés, um bom profissional, confiante, e principalmente, bem preparado, jamais ficará sem posição.

Respeite seus limites, preste atenção aos sinais do seu corpo (cansaço excessivo, dores de cabeça, intolerância, impaciência, etc), e obedeça-os.

Organize seu tempo para diversão, descanso e estudos. Dá tempo de fazer tudo, relaxe.

Nos próximos passos, analisaremos juntos os diversos caminhos dentro da área da Tecnologia, além de trazer a luz algumas “hot tips” para se destacar no mercado.

 

Godspeed, e até breve!

 

[box_info]Está matéria está “concorrendo” a uma vaga de editor do Nerd Pride. Peço que deixem nos comentários suas impressões a respeito do texto e modo de escrita do futuro novo editor do site. Gostou? Ele deve continuar? Dê a sua opinião.

Postagem feita por  Thiago Ribeiro [/box_info]