Morre aos 81 anos O “senhor Playmobil”

926391Horst Brandstätter, presidente da Geobra Brandstätter Stiftung, que produz os brinquedos Playmobil, morreu quarta-feira passada aos 81 anos, a empresa revelou nesta segunda-feira (08/06). Não foi ele quem inventou os icónicos bonecos que atravessam gerações, mas foi a sua visão que impulsionou o sucesso destes brinquedos de 7,5 centímetros, criados pelo designer Hans Beck.

“Com Horst Brandstätter, não só a família Playmobil perde o seu chefe, o seu proprietário e o seu patriarca, como também o sector dos brinquedos na Alemanha perde uma das suas personalidades mais marcantes”, declarou a empresa em comunicado.Herr Playmobil (Senhor Playmobil) ou Hob, como era conhecido entre os seus colaboradores mais próximos, entrou no negócio da família com 19 anos. Nos anos 1970, a crise petrolífera fez aumentar o preço do plástico e apanhou de surpresa a empresa, fundada em 1908. Horst Brandstätter pediu então a Hans Beck que inventasse um jogo que precisasse da menor matéria-prima possível. O designer, especialista em moldes, criou três personagens: um índio, um cavaleiro e um operário. Quando foram apresentados ao público em 1974 tiveram sucesso imediato. O empresário viria a reconhecer mais tarde que os bonecos salvaram a sua empresa da falência.

A Geobra Brandstätter Stiftung faturou 595 milhões de euros em 2014 e sempre recusou produzir os seus brinquedos na Ásia. Os bonecos são feitos em Malta, os animais e as peças de maior dimensão, como os barcos de piratas, vêm da fábrica principal na Baviera (Dietenhofen) e algumas séries especial de Espanha. “Só quando adultos percebemos o que que dá valor a um Playmobil: são as histórias que se criam na cabeça das crianças”, dizia.

Outro brinquedo mundialmente conhecido saído da empresa alemã foi o Hula Hoop.

você pode gostar também Mais do autor