Seguindo a regra de fim de ano das fatídicas listas, repito a intenção do post do ano anterior, que seria não elencar os melhores livros de 2015 e sim, as melhores leituras feitas durante o ano, independente do gênero, ano de publicação ou formato.
Então, vamos a minha lista de melhores leituras de 2015:
2015-12-31 10.31.38 1

Criatividade S.A.

Uma das primeiras leituras de 2015, Criatividade S.A concilia biografia, um livro sobre negócios e até possui um quê de auto-ajuda para entregar uma narrativa que fala sobre uma das mais incríveis empresas dos últimas décadas, a fabrica de ideias chamada: Pixar.

mar

No Coração do Mar

Um verdadeiro achado na biblioteca que frequento; me interessei pelo livro bem antes do hype em torno da adaptação para o cinema como o Thor, digo Chris Hemsworth como ator principal. Muitas pessoas se confundem sobre o teor desse livro. Pensam que inspirou Herman Melville a escrever seu clássico Moby Dick, mas na verdade No Coração do Mar é sobre a vida de baleeiros da cidade de Nantucket, o historiador e autor Nathaniel Philbrick fez do livro um relato autêntico e vívido sobre a vida abordo de um navio que caçava cachalotes. A caça era algo corriqueiro, nada se perdia quando capturavam o maior mamífero da Terra. Os relatos são críveis e impressionantes, a Moby Dick do livro existiu de uma forma ou de outra, na verdade, um cachalote abalroou diretamente contra um baleeiro, deixando seus tripulantes a deriva por quase três meses. O romance clássico e o filme usam de aspectos e contextos completamente diferentes para contar  “essa mesma história”.

2015-12-31 10.31.35 1

O Pintassilgo

Prolixo e charmoso, O Pintassilgo foi uma grata e extasiante surpresa. Sua narrativa, por vezes, por desgastar o leitor já habituado a grandes acontecimentos ou reviravoltas, mas tenha plena certeza que seu empenho será recompensado. Vencedor do Pulitzer de 2014, o romance de formação fala sobre família, extremos e excessos. Escrevi uma resenha sobre o livro.

2015-12-31 10.31.31 1

Middlesex

Middlesex foi a melhor leitura de 2015, sem mais. Envolvente e repleto de camadas narrativas, Jeffrey Eugenides mereceu todas as honrarias para com este livro. Belo e com uma prosa elegante, a história do(a) hermafrodita Calíope, ou melhor dizendo Cal, merece ser lida por todos. Um livro único.

2015-12-31 10.31.36 1

A Bela e a Adormecida

Este título, é mais uma prova de que contos, fábulas ou lendas não são imutáveis. Em sintonia com as artes minuciosas e estonteantes de Chris Riddell, Neil Gaiman recicla um conto familiar e o recria em uma fábula sobre identidade, gênero e acima de tudo, sobre amor. Um destaque para a Editora Rocco que publicou o livro no Brasil nos moldes da edição americana, então… o livro possui um acabamento belíssimo, com capa dura e até sobrecapa.
2015-12-31 10.31.40 1

O Planeta dos Macacos

O título é mais um resgate da Editora Aleph dos catálogos esquecidos no Brasil e ao fim da leitura de O Planeta dos Macacos, você entende por que ele é um dos clássicos do gênero. Dinâmico e questionador, durante a leitura o livro nos propõe uma reflexão sobre o papel do homem no Universo.
2015-12-31 10.31.28 1

Curiosidade Mórbida

Interessante e assustadoramente engraçado. Sim, engraçado; com humor negro e muita informação, Mary Roach, que também publicou o excelente Próxima Parada Marte ensina e diverte em pouco mais de 250 páginas. Repleto de curiosidades sobre o corpo humano. Vai do contexto histórico ao biológico em parágrafos.

2015-12-31 10.31.23 1

Como chegamos até aqui

Derivado de uma série da BBC, o livro é elencando por tópicos. Luz, som, dentre outros são usados para guiar o leitor por meio de descobertas e invenções que moldaram o cotidiano atual. Interessantíssimo. Falei sobre ele e outro interessante livro no link.

 

2015-12-31 10.31.30 1A Elegância do Ouriço

Imagina um livro que em eventos narrativos praticamente nada acontece. Mas que em poder narrativo lhe prende ao dar vida aos excêntricos e curiosos moradores de um prédio. Filosófico, repleto de humor negro e com uma prosa deliciosa, A Elegância do Ouriço entrou no quesito: “como assim não conhecia esse livro?”. Simplesmente ótimo.

2015-12-31 10.31.39 1Americanah

Muito bem recomendado, Americanah foi outra ótima leitura. Atual e bem construído, o romance se destaca por tratar de temas delicados (racismo, segregação, american way of life) de uma forma franca e transparente. Uma história de amor bela e autêntica.

2015-12-31 10.31.26 1De Volta para o Futuro

Como admirador da franquia, a leitura deste livro foi um prazer. Dinâmico e muito informativo, o título é indicado não só para fãs dos filmes, pois serve tranquilamente para curiosos e admiradores da sétima arte. O livro é bastante claro ao apontar e elencar como realmente um filme acontece e como é a indústria do cinema.

2015-12-31 10.31.25 1O Futuro da Mente

Tive a oportunidade de ler alguns livros de Michio Kaku nesse ano, mas dentre todos O Futuro da Mente foi de longe o melhor de todos. Riquíssimo em conteúdo, a sensação era de estava lendo uma grande e interessante reportagem sobre o cérebro e seus feitos.

2015-12-31 10.31.27 1A Noiva Fantasma

Só pela originalidade de apresentar uma nova cultura e de nos tirar da zona de conforto literária do estilo, este livro se destaca como uma ótima e diferente leitura. Ao contar sobre um casamento arranjando, porém com o noivo já falecido, Yangze Choo autora constrói uma fábula moderna sobre família e auto-conhecimento. Imprevisível.

roboEu, Robô

Minha primeira (e até o momento única) leitura de Asimov e foi uma surpresa total para com o título. Os contos são transcendentais perante o gênero. Asimov impressiona pela habilidade e domínio em tecer historias onde robôs que leem mentes ou que são dotados de super inteligencia são os menores dos problemas em uma Terra cada vez menos habitada e de um universo cada vez mais explorado.

2015-12-31 10.31.21 1A História do Corpo Humano

Evolução, Biologia, Antropologia, História e tantas outras ciências e/ou áreas estão presentes nesse extenso, bem edificado e muito interessante livro. O corpo humano transita entre os três tempos (passado, presente e futuro) como protagonista de um enredo em constante construção e adaptação.

2015-12-31 10.31.29 1Toda Luz que não podemos Ver

Última leitura do ano. Vencedor do Pulitzer de ficção de 2015, o romance conta uma história um tanto familiar dentre os alguns best-sellers dos últimos anos. Porém, o título se destaca em construir um épico sobre dois personagens distintos e distantes entre si, mas cativantes e encantadores. Uma garota francesa cega que aprende e entende o mundo através de maquetes e desafios e um jovem órfão alemão, que com determinadas habilidades, logo se vê inserido nos tramites da Segunda Guerra Mundial. Com uma narrativa paralela, de capítulos curtos e objetivos, Toda Luz que não podemos ver é um tipo de livro difícil de largar

 E durante o ano, quais foram as suas melhores leituras?