Uma das coisas mais espetaculares que a  internet nos trouxe foi o poder que ela deu as massas e a capacidade que pessoas comuns tem de mostrar sua visão de trabalhos e histórias já conhecidas e ,até de contar histórias autorais, que se dependessem da ajuda de grandes investidores, ou dos poderosos das indústrias de cinema, games e editoras, nunca sairiam do papel o que nos manteria presos as histórias que esses grandes empresários querem contar com meros interesses mercantilistas.

Felizmente a internet deu poder as massas, o que antes era exclusividade dos poderosos das indústrias agora está nas mãos do “povo” e através de plataformas de financiamento coletivo – como Kickstarter, Indie GoGo e, a brasileira, Catarse – somos capazes de encontrar projetos diferenciados e excelentes que nos mostram histórias que as grandes indústrias nunca aceitariam contar por medo de não conseguir gerar lucro suficiente. A qualidade visual cai um pouco dado os orçamentos mas baixos, mas a ideia e a qualidade do roteiro não deixam a desejar em nenhum momento para os grandes blockbusters que estamos acostumados a ver.

Essa semana me deparei com um desses projetos desafiadores  que somente pessoas corajosas o suficiente teriam vontade de encarar. A ideia do Fan Film é contar a história do surgimento de um dos maiores vilões das HQs, o Coringa. Ambientado em um universo realista,  próximo dos universos vistos na fantástica trilogia de Cristopher Nolan, o filme busca nos mostrar de uma forma simples e precisa o surgimento do maior algoz do homem morcego, mostrando seu  envolvimento com o mundo do crime, suas motivações e sua personalidade séria antes de encarnar o vilão.

A ousadia é enorme visto que até hoje poucas foram as explicações dadas a origem do Coringa nas HQs e no cinema. Das diferentes versões dispostas, nenhuma delas tem grande aceitação, portanto acredito que a iniciativa dos idealizadores sejam válidas e consiga cumprir com a expectativa. A qualidade do filme está boa, e as interpretações em geral bem convincentes para um filme de baixo orçamento produzido em 4 meses. Quanto a interpretação do Coringa, eu prefiro que vocês tirem suas próprias conclusões, mas eu achei válida. Claro, não tem como comparar com as interpretações de Jack Nicholson e Heath Ledger.

Abaixo temos o Teaser do Fan Film intitulado “Joker Rising”.

Para aqueles que se interessaram mais ainda, abaixo temos o filme completo da origem do Coringa, onde podemos ver em 1h20min a primeira parte da Joker Trilogy que, caso venha a ser financiada através do crowdfunding terá, nos outros dois filmes, uma maior exploração da cidade de Gotham, com a presença do Batman e alguns outros vilões, tendo sempre o Coringa como personagem central. Infelizmente, para alguns, o filme está totalmente em inglês, sem nenhum tipo de legenda.

Para aqueles que viram o filme e se interessaram mais ainda pelo projeto e gostariam de contribuir para seu complemento, ele está sendo financiado nas plataformas kickstarter, clique aqui para conhecer melhor e na plataforma Indie Gogo, clique aqui para ir ao site. Quem quiser acompanhar o andamento do projeto através do facebook, clique aqui.