Como vocês devem saber, este mês foi realizada a E3 2011 (E3 é a maior conferencia de video-games do mundo, onde as empresas anunciam os projetos para os próximos anos, mostram novos consoles, novas tecnologias, etc).

Infelizmente, não pude acompanhar todas as apresentações, mas uma das coisas que me deixou mais empolgado em relação ao futuro do mercado dos games foram os portáteis.

A Nintendo, atual lider no mercado de portáteis, nos “apresentou” o 3DS. Apesar do portátil já ter sido lançado (e, inclusive, já estar a venda no Brasil), foram apresentadas uma série de melhorias e alguns jogos novos.

Já a Sony, única concorrente real da Nintendo no mercado de consoles portáteis, nos trouxe o PS Vita, que será lançado nos EUA em dezembro.

O que nos leva a uma pergunta muito conhecida pelos gamers em geral, e agora, X-Box 360 ou PS3 qual console escolher? Qual é o melhor?

Acredito que, a ideia de melhor console é muito pessoal (e variável). Depende muito de que tipo de games você gosta,  quantas horas seguidas você joga, sua intimidade com o joystick, etc. Visto isso, vamos a verdadeira pergunta:

Qual deles é o ideal para o meu jeito de jogar?

Nintendo 3DS – O DS Digivolvido

Nintendo aposta no gamer casual. De novo.

A liderança da Nintendo no mercado de portáteis é absoluta.

  • SdCrack

    PSVita claro ….

    • http://twitter.com/thallisphp Thallis

      PSVita na veia
      DS é pra criança

      • http://thesupernovaproject.blogspot.com/ Vinícius

        “DS é pra criança” bem típico. Apenas prove.

      • g7gamemundo

        tem uma serta diferença entre DS e 3DS !!!!!!!

  • Dream

    PSVITA > 3DS

    Pelo que foi mostrado, a princípio, o PSV vai reinar no merado de consoles, a menos que a nintendo consiga uma reviravolta em lançamentos até o fim do ano. Além disso, o PSP anda bem popular no Japão, onde a nintendo dominava com o DS…

  • André

    Ja tenho meu 3DS e recomendo! e na noticia ta dizendo que a nitendo aposta no gamer casual de novo,mas no nitendo DS,teve muitos jogos casuais mas as produtoras fizeram muitos jogos grandes e dificeis,varios RPGs,jogos de estrategia e açao! ficou um portatil para todos,e acho que no 3DS tambem vai ser o mesmo,entao pela experiencia qeu eu tenho com a Nintendo,recomendo o 3DS!

  • Bolha-Wan Kenobi

    LOL,que surpresa,estou acostumado com nerds louvando a Nintendo como eu…Eu sou mais jogos épicos,clássico e nerds!Então prefiro a Nintendo,além de terem a melhor jogabilidade,o PS Vita só tem gráfico a tela de touch que nem lembro mas acho q tem,não é nem um pouco plágio do DS né?

    Mas eu respeito a Plágiostation e a Plágiostation NotWork!

  • Caassapaba

    Não adianta fazer discussão, não são dois aparelhos disputando o mesmo publico, vejam bem:

    3DS: Grande plataforma pra fãs de JRPGS, Pokemon e Mario, entre outros jogos imperativamente NipoStilizados, ah e sim, tudo em 3D.

    PSV: Grande plataforma pra quem prefere graficos insanos, alta definição, e opções mais variadas de mídia e interação social, alem de uma bela tela de OLED de 5pol que não da dor de cabeça ao ser visualizada.

    ou seja, se você tem 12 anos de idade, (ou tinha na epoca em que Pokemon ainda passava na Record), ou é um Otaku, 3DS é o console mais indicado pra você.

    Se você não se adequa a condição acima, e não quer comprar o 3DSi, 3DSlite, et cetera pra poder aproveitar opções mais agradaveis de jogos no futuro, PSVita (na boa eu odiei o nome) é provavelmente a melhor opção.

    mas é claro é da opinião de cada um.

    • Nick

      Concordo plenamente. Alem de que comparar o Vita com o 3DS é uma puta falta de sacanagem… PSV tem tudo pra reinar a bagacera.

  • Natan

    Ahh qual é gente.. 3Ds sempre… só de pensar nos títulos não tem muito o que ficar confuso ^^

  • Maloks

    Pq PS Vita é pra "true" gamers? Alguém poderia citar games EXTREME FUCKING HARD/IMPOSSIBLE???

  • Pedro

    Oq? Comassim só gráficos e touch? pesquise pra saber que o vita é muitíssimo bom e melhor que o 3DS.. É a mesma coisa de dizer que o 3DS é o DS + 3D, tsc tsc .. AH! Obrigado por mim informar que a nintendo inventou o touch, nintendista estupido!

    • Caique

      Nem adianta vai acontecer a mesma coisa do ds contra psp o DS vende muito muito muito mais q o psp e agora o 3ds ta vendendo muit muito mais q o psvita

  • PEDRO

    ei pessoal uma revisao dos dois
    PSvita: tem uma dela de ped que o 3DS n tem ele tem gráficos melhores,e tb tem dois analogicos e é da sony
    3DS: a unica função que o PSvita n tem e o 3D
    vlw

  • http://thesupernovaproject.blogspot.com/ Vinícius

    Gráficos em HD significa que o videogame será bom? Argumento furado. Não querendo defender o 3DS pois ele tem inúmeras falhas, mas o PS Vita nem lançou e já tem vidente falando que vai dominar tudo. Só olhe pro passado DS e Wii dois videogames sem gráficos HD e que causaram muita dor de cabeça pra Sony e Microsoft.
    Gamer maduro não é o que quer jogos em alta definição, gamer maduro é o que quer jogos sejam eles quais sejam, qualquer jogo pode ser bom independente da qualidade gráfica.

  • George

    Galera para quem esta se decidindo ainda entre o PS VITA ÉO 3DS eu vou dar a seguinte dica,
    Para quem procura ótimos gráficos e uma jogatina seria mesmo eu recomendo o ps vita
    Mas para quem quer jogar de vez em quando com os amigos e já era fan de games do Nintendo ou é fan de animes esse é um excelente console
    Só lembrando que no Japão o Nintendo 3DS está em segundo e o PSP em primeiro ;

  • Alexsander Alves

    VOU ATRÁS DO MONSTER HUNTER, ISSO SIM !

  • Tiago Ramone

    Eu prefiro o PSP VITA. Porque eu gosto de graficos mais reais possiveis.
    Pra mim o grafico do nintendo wii e o do nintendo 3ds são mediocres.
    Se for para eu jogar um game com grafico desses prefiro comprar um play 2 mesmo.
    E tambem eu gosto mais dos titulos da plataforma da Sony.
    Exemplo: GTA, Devil my cry, Uncharted, Gran turismo, Killzone, God of war, Silent hill. e um dos jogos que eu mais gosto Call of duty.
    E sem contar que jogar online na nintendo é um lixo, eu ja tive o nintendo wii e o 3ds eu sei como que é.

    • edu

      meuu vc ke ta por fora olha os novos graficos do 3ds ta identico ao psvita e ainda tem duas telas jogos como os que voce sitou e nao recisa pagar uma paulada nn game

      • http://@jhouvilela jhonathan

        cara vc ta brincando igual a do ps vita eh brincadera mais parecido com os consoler de mesa estão e ainda é o começo concerteza a nintendo vai lançar jogos com graficos melhores

  • Gabriel

    Prefiro o 3ds, não ligo para gráficos e sim a jogabilidade como no Pokemon Black ou Platinum e como no Inazuma Eleven 3 Bomber para DS, os graficos são quase péssimos mais a jogabilidade e a diversão são muito boas!

  • Phillipe

    Tava procurando dicas de qual comprar, mas ta foda, cada lugar dizem coisas diferentes.
    Alguns falam que o 3ds é melhor outros falam que o vita é melhor.
    Sei la, com ctza a comparação de graficos mostrou que o vita tem os graficos mtu melhores, mas mtus dizem da jogabilidade que o 3ds é melhor. Eu ainda nao decidi, ta dificl a disputa.
    Mas unica coisa que nao curti no ps vita é que se vc quiser os jogos que jogava no seu psp 3000 ou psp go, vc tera que comprar novamente na psn. Eu acho que cada um tem pontos fortes e fracos, mas depende do que vc quer. Nintendo tem bastante jogos exclusivos de series da nintendo e vita tem jogos com graficos otimos. quem prefere os jogos exclusivos da nintendo vai de 3ds e quem prefere graficos otimos vai de vita e quem quer os 2 nao compra nenhum. KKKKKKKKKKKKKKK

  • http://www.refanimes.6te.net RenanZ

    velho na minha opinião,vale a pena comprar um 3DS,apesar do PSvita ter graficos e tudo mais,eu me pergunto,será que a dificuldade nos jogos são as mesmas no PS3,porque tipo,na epoca que eu jogava psp(quando eu tinha um),todos,mais simplismente TODOS os jogos eram muito faceis de se zerar,eu me decepcionei bastante,gostei do design e do grafico dos jogos,mais voce passava uma fase e ja zerava,era que nem jogar um jogo demo,era muito facil(e por esse msm motivo o DS vendeu muito mais do que o psp),depois que eu comprei um DS eu achei ele 10 mil vezes melhor,a capacidade grafica era horrivel,mais os jogos eram bons e eram dificeis,na minha opinião provavelmente o PSvita terá graficos incriveis porem os jgos serão muito faceis de se zerar,essa geração easy ta foda,nao sei quanto a voces,na boa,vcs ja jogaram o DBZ Utimate Tenkaichi,caraleo foi uma decepção cara,na minha opinião o 3DS vai ganhar nao pelos graficos,mais sim pela dificuldade nos jogos,Pokemon ou Mario por exemplo,eu sempre tinha que pegar tutorial pra poder passar da fase,ou então quando nao tinha tutorial,tinha que descobrir coméque se passava,era muito foda,agora call of duty vc nao precisa faser nada,voce passava de fase matando os cara,é claro era dificil,mais nao tinha nenhum secreto para liberar as fases secretas,então na minha opinião provavelmente o 3DS