Depois de quase 2 anos do lançamento da versão “BETA”, Defense of the Ancients ou DOTA como ficou conhecido, está agora em sua nova essência, finalmente sendo aberto ao grande público.

Inicialmente criado apenas como um map de Warcraft III, DOTA conquistou milhares de fãs ao redor de todo o mundo (inclusive eu).

Como bom fã que sou, joguei desde a versão 4.0 do DOTA 1 (é, a milhares de anos atrás xD), admito que não botei muita fé quando fiquei sabendo que a Valve havia comprado os direitos e estava á preparar um DOTA 2, realmente achei que não chegaria a ter a mesma jogabilidade emocionante que o antecessor, pouco tempo depois eu paguei minha língua.

O jogo saiu, e inicialmente (e ainda hoje), as únicas formas de obter a chance de jogar era se cadastrando na lista de beta tester da Steam e torcendo para ser escolhido, recebendo convite de algum amigo que já havia sido escolhido para testar e que possuísse convites para te enviar, ou comprando um convite direto na Steam Store por R$ 40,00 (ou algo assim, não lembro). Na época por não ter condições de optar por nenhuma das duas opções eu escolhi ir pela mais difícil e me cadastrei na lista de beta tester… acho que foi a única coisa que dei sorte de ganhar na vida xD.

Demorei um tempo a me acostumar ao “timing” de jogo, mas logo me adaptei e comecei a perceber as melhorias em relação ao antecessor.

Agora no aniversário de 2 anos do lançamento do beta, a Steam publicou um comunicado oficial a toda a comunidade Dota 2 dizendo, nas palavras deles, que “O jogo está pronto para o grande público”.

Em explicação a equipe diz:

Abrir o jogo ao grande público não se trata apenas em apertar um grande botão vermelho, é necessário uma grande infraestrutura preparada para receber com qualidade todos os novos jogadores e também os veteranos.

Segundo a Steam, será liberado acessos aos poucos para novos jogadores ingressarem na comunidade. Fazendo isto, eles pretendem evitar congestionamentos nas redes e também realizar avaliações a respeito da capacidade de seus servidores.

Em destaque eles afirmam que isso não significa que o jogo não terá mais desenvolvimento, significa apenas que o jogo já está em condições de ser aberto ao grande público. Dota 2 continuará em desenvolvimento, trazendo novos heróis sempre e também introduzindo novos recursos, assim como foi introduzido recentemente o sistema de Guildas.

Além de ter um dos maiores campeonatos mundiais de game o “The International“, Dota 2 já se tornou a maior comunidade da Steam, e agora com o lançamento oficial, este numero tende a aumentar ainda mais.

E você? O quê um herói de verdade precisa?