A editora Aleph lançou recentemente o primeiro livro da futura trilogia dos Executores, intitulado Coração de Aço. Escrito por Brandon Sanderson,considerado um dos maiores escritores de fantasia da atualidade. Por aqui no Brasil de suas obras foram publicados os dois primeiros volumes da série infanto-juvenil Alcatraz, Elantris e a trilogia Mistborn. Pelas pesquisas realizadas, essa nova trilogia se difere de suas obras anteriores. Nesta trilogia ele aborda os super-heróis ou seria melhor dizendo os supervilões. Que nos últimos anos meio que se tornaram uma febre com tantos filmes sobre heróis sendo lançados no cinema.

Com o surgimento de Calamidade no céu, que aparentemente é uma estrela de fogo, mas que no fim ninguém sabe muita coisa sobre o que é e de onde veio: seria algo criado pelo governo ou algo vindo de vida extraterrestre. Não bastando não saber do que realmente se trata com o surgimento de Calamidade outras coisas foram surgindo na vida fora dos céus.

“Eu tinha lembranças do mundo como era no passado. Afinal só fora dez anos antes. Porém, era difícil me lembrar de um mundo de sol quando só se via escuridão todos os dias. Lembrar aqueles tempos… era como tentar me lembrar de detalhes do rosto do meu pai.”

Na terra alguns seres humanos comuns passaram a ter poderes especiais. Poderes esses que desafiam a tudo o que se possa conhecer. E a esses novos super-humanos são nomeados de Épicos. Essas pessoas não só se tornam poderosas, como também ganham uma sede de poder. Aparentemente por se considerarem melhor do que o restante da humanidade. Acharam que o ideal seria praticamente escravizar o restante da população a seu bel-prazer. Os agora intitulados Épicos perderam todo o seu senso de humanismo. Obrigando aos comuns a viverem a mercê de suas vontades em uma terra comandada por tiranos.

“Eu sei melhor do que qualquer outra pessoa, que não há heróis vindo nos salvar. Não há Épicos bons. Nenhum deles nos protege. O poder corrompe…”

E o maior responsável por esta reviravolta é o conhecido Coração de Aço. Considerado dentre eles os mais poderoso dos Épicos. Nada aparentemente pode feri-lo ou matá-lo, ele tem o poder de transformar e manipular qualquer objeto inorgânico. E foi o que ele fez com Chicago. Durante o período chamado de Anexação, Coração de Aço transformou a cidade toda em Metal, até a água. E ali ele estabeleceu o seu império de medo e submissão.

“Ele quer que fiquemos aterrorizados, pensei. É esse o motivo. Quer que pensemos que ninguém pode desafiá-lo.”

Passados dez anos os Épicos continuam dominando tudo. Como muitos direitos e nenhum dever a exercer. Tudo pertence a eles e nada nem ninguém pode contestá-los quanto a isso, exceto os Executores. Um grupo de humanos comuns que não baixaram a cabeça perante a tirania dos Épicos. Eles vêm providos de tecnologia avançada por muitos desconhecidos, táticas militares ou seria melhor descrever como guerrilheiros. Essas táticas são usadas para matarem um número maior possível de Épicos.

“Eu caçava os Executores há anos. Eles eram os únicos que ainda lutavam,um grupo secreto que caçava,encurralava e assassinava Épicos poderosos. Os Executores – eles eram os heróis…”.

E é aí que surge David, que tem como sonho entrar para os Executores. David viu seu pai ser morto por Coração de Aço aos oito anos de idade. Ficou órfão e foi criado nas fabricas/orfanato de Nova Chicago, onde as crianças fabricam armas para a patrulha da cidade. Como a sua vida foi toda destruída pelo “Imperador”, ele se preparou todos os dias para que um dia ele possa se unir a este grupo e por fim nesta tirania desenfreada.

“Abandone a culpa… Abandone a negação. Coração de Aço fez isso com ela. Ele é nossa meta. Isso deve ser o seu foco. Não temos tempo para luto; só temos tempo para a vingança.”

O que não é nada fácil. Mesmo com os estudos de David, ele ainda não conseguiu descobrir a fraqueza daquele que matou o seu pai. Sim fraqueza, pois todos Épico possui uma. E David sabe que Coração de Aço tem uma, pois o seu pai o fez sangrar no passado e morreu por isso. Juntar-se ao grupo dos Executores não será uma tarefa fácil, mas nada na vida de David foi nos últimos dez anos. David o viu sangrar e prometeu que o veria sangrar novamente.

“Não acho que ele saiba como foi ferido… Muitos Épicos não conhecem as suas fraquezas no inicio.”

Coração de Aço é uma obra literária voltada para Young adult, o que é meio que sua especialidade. Os direitos já foram vendidos para a Fox, quem tem dúvidas de que em breve veremos esta obra na telona? Talvez ele não seja tão estragado, pois ele já foi meio escrito na forma de um blockbuster, e ainda sim com qualidade. Brandon consegue de prender do inicio ao fim da trama. Muitos segredos e reviravoltas. Pra quem não gosta de personagens parados esse livro vem repleto de cenas de ação. Os personagens vão sendo apresentados gradativamente. Vamos entrando aos poucos no mundo e rotina dos Executores.

Brandon possui uma escrita dinâmica que faz você devorar o livro rapidamente, sem falar que é muito detalhista ao descrever as armas, pode-se dizer que é um especialista nelas. Pode não ser considerada uma grande obra literária para os cultos, mas é uma boa passagem de tempo. Nem só de livros sérios vive o homem. Sobre a capa ela tem uma arte que lembra muito o Homem de Aço mais famoso da história Superman (apesar de muitos conhecidos meus perguntarem se era o Batman ¬¬). O nome vem em alto relevo sem perigo de descascar as letras. A tradução ficou a serviço de Isadora Prospero, a ela os parabéns pelo ótimo trabalho. Foi uma boa experiência, recomendo principalmente aos amantes de heróis. Eu sou uma.

O segundo título da série ao que indica é Tormenta de Fogo, que provavelmente será lançado somente em 2017, e o ultimo Calamity = Calamidade será somente em 2018, até lá é esperar pela continuação das batalhas entre Épicos e humanos. O leitor não irá se decepcionar com o já lançado. O autor deixa uns mistérios bem respeitáveis no fim.

Brandon Sanderson é um dos maiores autores de fantasia da atualidade. Desde 2005, já publicou mais de 20 livros, incluindo os volumes mais recentes da séries Roda do Tempo,do falecido Robert Jordan. Suas obras já foram traduzidas para mais de 25 idiomas e chegaram 6 vezes à lista de mais vendidos do The New York Times. Ele foi indicado para os mais importantes prêmios de literatura especulativa, incluindo Hugo,quando conquistou a categoria novela,com The Emperor´s Soul. Entre suas obras mais famosas estão Mistborn, The Stormlight Archive e Elantris, além da série Executores, que se inicia com Coração de Aço. Sanderson também é professor de escrita criativa e criador de podcast Writing Excuses,sobre produção de obras literárias e quadrinhos. Ele vive nos EUA com a esposa e três filhos.

Autor| Brandon Sanderson

Titulo| Coração de Aço

Título original| Steelheart

Gênero| Ficção fantasia, ficção norte-americana,Gerra,Supervilões.

Editora| Aleph

Tradutor| Isadora Prospero

Edição|

Ano| 2016

Número de páginas| 376

Acabamento| Brochura

ISBN| 978-85-7657-346-3