A Pantone finalmente anunciou as cores que serão tendência no ano de 2016. Ao contrário do Marsala, cor forte (um tom terroso) escolhido para 2015, o próximo ano será marcado por dois tons suaves, o Rose Quartz (Quartzo Rosa) – PANTONE 13-1520 e o Serenity (Serenidade)- PANTONE 15-3919 -.

É a primeira vez que mais de uma cor é anunciada simultaneamente como “cor do ano”.

A mistura das matizes foi escolhida devido ao momento em que o mundo está passando. As pessoas buscam cada vez mais o bem estar e a atenção plena em seus dias, um antídoto para afastar as tensões e os problemas modernos.

follow-the-colours-pantone-cor-do-ano-2016

A paleta traz exatamente isso: serenidade, equilíbrio, refletindo conexão e uma sensação calmante de ordem e de paz. A combinação predominante também desafia as percepções tradicionais de gênero e de associação cor.

“A seleção dessas cores é bem simbólica; mostra o que está acontecendo em nossa cultura e serve como uma expressão de um estado de espírito e uma atitude. Pela primeira vez Pantone introduz dois tons, Quartzo Rosa e Serenidade. O Quartzo Rosa é um tom persuasivo mas suave, que transmite compaixão e um senso de compostura. Serenidade é leve e arejado, como o céu azul acima de nós, trazendo sentimentos de alívio e relaxamento, mesmo em tempos turbulentos”

“Em muitas partes do mundo, estamos experimentando um ‘borrão’ nos gêneros no que se refere à moda que, por sua vez, está impactando as tendências de cores em todas as outras áreas do design”

“Essa abordagem mais unilateral ligada às cores está coincidindo com os movimentos sociais que falam de igualdade de gênero e gênero fluido, com o fato de o consumidor estar se sentindo mais confortável em usar a cor como uma forma de expressão. É uma geração que, indiretamente, e preocupa menos com o fato de ser estereotipado ou julgado pelos outros”

 

O comunicado foi escrito por Leatrice Eiseman, diretora do Pantone Color Institute, que também divulgou a iniciativa em seu Facebook.

As cores são perfeitas para serem aplicadas em várias superfícies, sejam elas feitas de materiais macios ou duros. Elas também são ótimas para ser utilizada em acabamentos matte, metálicos e brilhantes.

Pantone-LEAD-2

É legal ver que essa combinação junta-se facilmente com outros meios-tons. A paleta inclui verdes e roxos, marrons, e todos os tons de amarelo e rosa. Se você quiser adicionar um prata ou cores mais quentes, elas trarão mais brilho.